Mais
×

Como preparar linguiça

Um dos aperitivos mais queridos entre os brasileiros, a linguiça pode ser preparada tanto na versão assada quanto na frita. Basicamente, ela é um embutido produzido com partes suínas (linguiça toscana), mistura entre carne suína e bovina (mista) e pura (feita exclusivamente com carne de porco). Mas há outras variações como a linguiça portuguesa (feita com chouriço) e a calabresa (condimentada com pimenta). Cada tipo de linguiça possui um sabor diferente. Então, escolha o tipo de linguiça que mais apetece ao seu paladar e aprenda a preparar um saboroso aperitivo para amigos, familiares e convidados.

Instruções

A linguiça é um saboroso prato que pode ser servido como aperitivo (Getty Images)

    Linguiça frita

  1. O primeiro passo para preparar a linguiça é aquecê-la em água fervente por aproximadamente cinco minutos. Então, escorra a água e reserve.

  2. Em seguida, pique as linguiças em rodelas médias.

  3. Aqueça o azeite em fogo médio e refogue as rodelas de cebola. Se for preciso, adicione duas colheres (sopa) de água na frigideira, para que as cebolas não grudem.

  4. Acrescente as linguiças e frite-as bem.

  5. Quando as linguiças estiverem douradas, adicione os ingredientes a gosto, como sal, pimenta, salsinha e manjericão. Mexa bem e pronto. Sirva quente e bom apetite.

    Linguiça assada

  1. Outra opção para o preparo é a linguiça assada.

  2. Comece cozinhando a linguiça em água fervente por aproximadamente cinco minutos.

  3. Então, corte-as em rodelas ou deixe-as inteiras, como preferir. Disponha as linguiças em um refratário.

  4. Adicione as cebolas e pitadas de azeite. Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno para assar (temperatura média de 300ºC).

  5. A linguiça estará pronta quando o papel alumínio ficar dourado, o que deve levar de quinze a 20 minutos. Sirva quente e bom apetite.

Dicas

  • Se preferir, adicione batatas assadas e fatias de bacon ao prato.

Aviso

  • Tenha especial atenção à quantidade de sal adicional. A linguiça já é um prato salgado, portanto tenha cuidado. O excesso de consumo de sal pode levar a doenças, como hipertensão arterial, osteoporose e insuficiência renal.

O que você precisa

  • 500 g de linguiça de sua preferência
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 2 cebolas (médias) cortadas em rodela
  • 1 l de água
  • Salsinha ou manjericão a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article