Mais
×

Como preparar a mala da maternidade?

Quando está chegando a hora do parto, a ansiedade é enorme e há tanta coisa para deixar preparado que toda ajuda é bem-vinda. Se você ainda não pensou em arrumar a mala para a maternidade, não se desespere. A gravidez é considerada pelos médicos a termo com 37 semanas. Então, a partir deste momento, é bom você estar com as malas da maternidade prontas. Siga nossas dicas e tenha uma boa hora.

Instruções

Ao completar 37 semanas, é bom preparar a mala da maternidade (Amos Morgan/Photodisc/Getty Images)

    Mala da mãe

  1. Prepare primeiro a mala da mãe. Coloque na sua mala duas ou três camisolas ou pijamas que tenham botões na frente e sejam fáceis de abrir. Você vai passar grande parte do tempo amamentando ou aprendendo como amamentar seu filho. É bom que a roupa não atrapalhe este aprendizado. Leve também calcinhas grandes e confortáveis.

    Para amamentar, pijamas com abertura frontal são importantes (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  2. Independentemente de você ter um parto normal ou cesárea, seu corpo sofrerá uma grande modificação com o nascimento, mas sua barriga continuará um pouco grande, como uma bola murcha. Para que ela vá voltando ao normal aos poucos, os médicos indicam o uso da cinta pós-cirúrgica. Informe-se com seu médico e leve a cinta na mala, para colocá-la após o parto.

    Os médicos indicam o uso da cinta pós-cirúrgica depois do parto (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  3. Compre um pacote de absorventes pós-parto e leve algumas unidades na bolsa. É comum ter sangramento após o parto e você precisará usar estes absorventes, que são maiores dos que os que você costuma usar no período menstrual, já que o fluxo será bem mais intenso.

    Absorventes pós-parto são necessário para a mãe (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    No hospital

  1. Se tudo correr bem, você ficará poucos dias no hospital. Se o parto for normal, é possível que você seja liberada um dia após o nascimento. Se for cesárea, a permanência é de três dias, em média. Prepare-se para este período. Se precisar ficar no hospital mais tempo, algum familiar poderá buscar mais roupas para você, portanto não se preocupe em levar roupas e acessórios em excesso.

    Se tudo correr bem, você não deve ficar mais de três dias no hospital (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  2. Coloque na sua mala chinelos, meias, toalha de banho e seus itens de higiene pessoal, como pasta de dente, escova, sabonete, xampu, condicionador e pente. Faça uma necessaire e coloque-a na mala. Lembre-se que seu marido ou algum parente irá pegar as coisas na mala para você. É bom que ela esteja organizada para facilitar.

    Leve chinelos e artigos de higiene pessoal em sua mala (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  3. Você provavelmente já terá comprado alguns sutiãs de amamentação. Leve três ou quatro sutiãs deste tipo para o hospital. É bom levar este número, pois pode vazar leite, no início da amamentação, e você precisará se trocar. Lembre-se dos pijamas e camisolas com abertura frontal.

    A mãe precisará de sutiãs próprios para a amamentação (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

    Mala do bebê

  1. Na mala do bebê, leve seis trocas de roupas, de acordo com a época do ano do nascimento. O bebê sempre usa uma camada de roupa a mais do que a sua. Se você estiver de manga curta, ele estará de manga comprida.

    Na mala do bebê, vão as mudas de roupa, separadas em saquinhos (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)
  2. Leve as trocas de roupa embaladas em saquinhos para facilitar a vida de quem for mexer na roupa. Você não vai querer, enquanto amamenta, explicar ao marido que body combina com que macacão. Deixe os kits já prontos. Em cada kit vão um par de meias, um body (manga longa ou curta, de acordo com a temperatura), um macacão, um mijão, luvas e touca (também de acordo com a estação do ano).

    Na mala, devem constar bodies, macacões, meias e toucas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  3. Coloque na mala sabonete infantil. Provavelmente, as enfermeiras darão o primeiro banho no seu filhote no berçário, mas elas podem perguntar se você trouxe o sabonete. Escolha um específico para bebês e, de preferência, com aroma bem suave ou mesmo sem perfume.

    Leve sabonete infantil para o hospital (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Acrescente na mala um pacote de fraldas RN e uma manta e um cobertorzinho. Sempre leve em conta a estação do ano e o clima. Leve também fraldas de pano.

    Leve um pacote de fraldas RN na mala do bebê (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  2. Não se esqueça de levar seus documentos pessoais, a carteira do convênio, uma pasta com os exames realizados durante a gravidez e, se for o caso, o cartão de pré-natal.

    Não se esqueça de levar seus documentos pessoais e a carteira do convênio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  3. Muitas mães fazem questão de levar, para a maternidade, um enfeite de porta e lembrancinhas para quem visitar o bebê. Se for o seu caso, já deixe tudo separado e dentro da mala da maternidade.

    Se você fez lembrancinhas e enfeite de porta, coloque-os na sua mala (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

O que você precisa

  • Sutiãs de amamentação
  • Pijamas com abertura frontal
  • Calcinhas grandes e confortáveis
  • Chinelos
  • Cinta pós-cirúrgica
  • Absorventes pós-parto
  • Itens de higiene pessoal
  • Roupas para o bebê
  • Um pacote de fraldas RN
  • Fraldas de pano
  • Manta para o bebê
  • Sabonete infantil para o bebê
  • Carteira do convênio
  • Cartão e exames do pré-natal
  • Documentos pessoais
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article