Mais
×

Como se preparar mentalmente para um jogo de futebol

As tensões e pressões nos esportes de time podem prejudicar o desempenho dos jogadores. Nos esportes modernos, incluindo o futebol, o preparo mental tem se tornado parte fundamental dos rituais prévios aos jogos. Os jogadores podem seguir vários passos para minimizarem o risco de ceder à pressão.

Instruções

O preparo mental é fundamental (Getty Images)
  1. Crie uma rotina para fazer todos os preparativos práticos de forma menos caótica. Inclua elementos como vestir o uniforme sempre na mesma ordem, comer sempre o mesmo alimento antes de cada jogo ou até mesmo ouvir sempre a mesma música. Isso dá aos jogadores controle sobre o ambiente e os distrai da pressão do jogo.

  2. Elimine todos os pensamentos desnecessários da sua mente e se concentre no seu desempenho. Encontre um lugar tranquilo para sentar ou deitar e respire de forma profunda e lenta. Concentre-se na respiração e os pensamentos sumirão. Em seguida, deixe a mente em branco e guarde só os pensamentos necessários e relevantes ao jogo.

  3. Visualize certos eventos que provavelmente acontecerão durante o jogo. Ensaiá-los mentalmente pode reduzir significativamente a probabilidade de ceder à pressão de um jogador quando acontecerem. A visualização deve ser positiva e o ajudará a treinar a mente e o corpo para repetir as ações sob pressão. O jogador pode passar por situações de muita pressão com a técnica necessária mentalizada.

  4. Na noite anterior ao jogo, assista vídeos para avaliar ações passadas. Utilize imagens negativas para reforçar o necessário para melhorar, mas também imagens positivas para destacar os pontos fortes do seu desempenho. Pense nas áreas a trabalhar e defina mentalmente como você lidará com as diferentes situações do jogo seguinte.

  5. Mantenha confiança na sua capacidade e não force as coisas. A confiança e a energia nervosa podem melhorar seu desempenho. O preparo prévio ao jogo deve se centrar em relaxar e eliminar as incertezas. O campeão de tênis de mesa Matthew Syed (já aposentado), no livro “Bounce”, diz que pensar excessivamente afeta o rendimento de forma negativa. Os jogadores devem ter a certeza de que o trabalho feito no treinamento permitirá jogar bem e fazer as coisas sem muito esforço.

O que você precisa

  • Kit de futebol
  • Chuteiras
  • Vídeos de jogos anteriores
  • Alimentos energéticos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article