×
Loading ...

Como se preparar para o mercado de trabalho

Não há dúvida de que estar bem preparado para o mercado de trabalho pode fazer uma grande diferença na forma como você se destaca entre outros concorrentes. Armado com as ferramentas certas e necessárias para estabelecer uma forte presença, você pode projetar a confiança e a credibilidade que agregam valor a qualquer organização. Veja abaixo algumas dicas sobre o que fazer e como proceder para tornar-se essencial e solidificar uma posição em seu próximo local de trabalho.

Instruções

Como se preparar para o mercado de trabalho (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

    Antes de começar a procurar por um emprego

  1. Escolha cuidadosamente o seu endereço de e-mail. Você vai usá-lo para se comunicar com muitas pessoas importantes na sua carreira – amigos, professores, conselheiros e empregadores potenciais. É importante ter um endereço apropriado para todas as situações

    Loading...
    Grande parte das comunicações são através de e-mails (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  2. Tenha pelo menos um terno. Vão surgir oportunidades na sua carreira profissional em que trajes formais serão necessários, como entrevistas de emprego, feiras de empreendedorismo e apresentações em público.

    Vista-se de acordo com a ocasião formal (Image Source/Photodisc/Getty Images)
  3. Qualifique-se para o mercado através de cursos que vão prepará-lo para todas as ocasiões. Cursos de informática e inglês são indispensáveis atualmente, mesmo que você não vá trabalhar diretamente com isso. Cursos que oferecem dicas de como melhorar o seu currículo e suas habilidades durante uma entrevista vão ajudá-lo muito, quando os processos de entrevista e contratação começarem.

    Aproveite os cursos voltados para o mercado de trabalho (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  4. Procure por possíveis experiências de trabalho. Algumas áreas de estudo, como engenharia ou ciência da computação, oferecem estágios para estudantes da área. Caso você já tenha se formado, procure fazer trabalhos voluntários na sua área. Eles contam muito na hora da contratação e esta pode ser a melhor maneira de ganhar experiência antes de entrar no mercado.

    Voluntários ganham com experiência (Siri Stafford/Photodisc/Getty Images)

    Dicas para começar a procurar emprego e ser entrevistado

  1. Mantenha seu currículo sempre atualizado. Mesmo se ainda não estiver procurando por um emprego, nunca saberá quando uma oportunidade inesperada poderá aparecer.

    Tenha sempre uma cópia atualizada do seu currículo (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  2. Comece a fazer um portfólio do seu trabalho. Junte o que você tem de exemplos de trabalhos de sala de aula, amostras do seu estágio ou uma variedade de tudo. Muitos empregadores gostariam de ver o tipo experiência que você teve e a qualidade do trabalho que você pode fazer.

    Portfólios ganham pontos com entrevistadores (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  3. Crie uma boa rede de contatos. Às vezes a melhor maneira de alcançar um emprego é aparecer à porta dos seus conhecidos. Conseguir recomendações de pessoas que já estão trabalhando na empresa que você deseja entrar é garantia de pontos extras na hora da contratação.

    Mantenha uma boa relação com as pessoas; você pode precisar de uma indicação (Nick White/Photodisc/Getty Images)
  4. Vá a feiras de empreendedorismo e carreiras. Muitas faculdades e órgãos governamentais oferecem feiras que trazem representantes de empresas e negócios ao redor do Brasil. Feiras podem ser ótimos lugares para fazer novos contatos e conversar com pessoas que trabalham na sua área.

    Feiras profissionais são ótimas oportunidades para conhecer pessoas da sua área (Eileen Bach/Digital Vision/Getty Images)
  5. Procure pesquisar sobre os empregos que você está procurando. Evite enviar seu currículo às cegas, sem maiores conhecimentos sobre a empresa para qual você quer trabalhar. Caso o empregador o chame para discutir uma posição, estará apto a fazer perguntas e poder discutir o assunto aumentará as suas chances de ser inserido no mercado.

    Aproveite a internet para pesquisar sobre a empresa (Creatas/Creatas/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Mantenha seu corte de cabelo em dia e a barba feita. Nunca se sabe quando será chamado para uma entrevista.

O que você precisa

  • Terno
  • Currículo
  • Endereço de e-mail

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...