Mais
×

Como preparar molho branco

Está cansada da velha receita de macarrão à bolonhesa? Inove na cozinha, com um molho branco fácil, rápido e muito gostoso. Além de servir para um macarrão saboroso, este molho vai bem com legumes cozidos, como brócolis e couve-flor, com arroz de forno e todo tipo de massa. Experimente e espere os elogios.

Instruções

Experimente esta receita de molho branco rápido e delicioso (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

    Modo de preparo

  1. Coloque na panela uma colher de margarina, para derreter. Quando estiver derretida, acrescente uma cebola pequena picada, uma colher rasa de sobremesa de sal e pimenta do reino a gosto. Deixe a cebola cozinhar até ficar transparente e bem macia. Em seguida, acrescente uma caixinha ou lata de creme de leite, de preferência sem soro.

    Inove na cozinha e faça um molho branco rápido e saboroso (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  2. Enquanto o creme de leite cozinhar por alguns minutos, dissolva uma colher de sopa de Maizena em meio litro de leite e acrescente a mistura à panela. Mexa até o molho adquirir uma consistência mais firme. Acerte o sal. Quando o molho adquirir uma consistência mais firme, desligue o fogo. Em seguida, acrescente uma xícara de queijo ralado ao molho, com o fogo apagado mesmo, e mexa até o queijo derreter. Você pode utilizar queijo parmesão, roquefort ou outro de sua preferência. Seu molho está pronto. Bom apetite.

    Acrescente creme de leite, para engrossar o molho (Chris Clinton/Photodisc/Getty Images)
  3. Há diversas variações de molho branco. Se preferir uma receita mais leve, tire o creme de leite da receita e utilize apenas leite. Para engrossá-lo, acrescente uma xícara de Maizena ou farinha de trigo. Acrescente à panela, com alho e cebola fritos, e mexa até engrossar. Tempere com sal, pimenta do reino, noz-moscada (se gostar desse tempero) e acrescente queijo ralado. Fica ótimo.

    Há diversas variações de molho branco. Use a imaginação na cozinha (Ableimages/Digital Vision/Getty Images)
  4. Outra opção é preparar um molho branco com bastante queijo. Para isso, despeje meio litro de leite em uma panela, depois de refogar alho e cebola. Acrescente sal a gosto e queijo ralado. Pode-se colocar a quantidade de queijo que você quiser. Quanto mais queijo, mais grosso ficará este molho. Ele ficará parecido com aquele queijo derretido usado para o foundue. A mistura fica excelente para acompanhar massas.

    Prepare o molho branco com bastante queijo e surpreenda os convidados (Eising/Photodisc/Getty Images)
  5. Se quiser incrementar seu molho ainda mais, inove e faça um molho rosé. Depois de preparar o molho branco, acrescente molho de tomate. A quantidade depende da cor e da textura que você quer dar ao molho. Para uma noite de massas, prepare os três tipos de molho -- ao sugo, branco e, misturando os dois, o rosé. É sucesso, na certa.

    Acrescente molho de tomate e obtenha um ótimo molho rosé (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  6. O molho branco pode ser utilizado em massas, como macarrão, lasanha, nhoque, ou até mesmo sobre um arroz com legumes. O tempo total de preparo é de 30 minutos. E o trabalho é mínimo. Uma ótima dica para deixar seu almoço diferente e requintado.

    Molho branco vai bem com massas, legumes e até arroz (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Dicas

  • Para retirar o soro do creme de leite, deixe-o por algum tempo no congelador. Ao abrir a lata, o soro estará na parte superior, jogue-o fora. Para incrementar o molho branco, acrescente brócolis cozido, pedaços de presunto ou frango desfiado. Você pode adicionar alho e noz-moscada à mistura, para deixá-la com um sabor mais forte.

Aviso

  • O creme de leite cozinha rapidamente. Fique atento para não deixar a mistura tempo demais no fogo e seu molho ficar com gosto de queimado.

O que você precisa

  • Cebola
  • Margarina
  • Creme de leite
  • Leite
  • Maizena ou farinha de trigo
  • Queijo ralado da sua preferência
  • Pimenta do reino ou noz-moscada
  • Sal
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article