Mais
×

Como preparar um molho de espaguete mais consistente?

Atualizada February 21, 2017

Um molho de tomate doce, picante, consistente, repleto de especiarias e uma ponta de alho é a combinação perfeita para um macarrão espaguete. O molho adere ao macarrão conforme você vai mexendo. No entanto, se o molho ficar ralo, em vez de cremoso e parecer uma poça no prato, podemos fazer alguns ajustes para melhorá-lo.

Instruções

O molho do espaguete deve aderir à massa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Antes de levar ao fogo

  1. Escorra os tomates picados em conserva. Não substitua o suco de tomate por molho de tomate. Adicione uma lata de extrato de tomate.

  2. Corte os tomates frescos em cubos e coloque-os em uma peneira sobre uma tigela. Adicione metade do sal que as receitas sugerem. Ponha todo o tomate em contato com o sal. Deixe os tomates salgarem por 20 minutos em temperatura ambiente. Jogue fora o líquido.

  3. Pré-cozinhe quaisquer legumes, como pimentões, que você for adicionar ao molho.

    Durante o cozimento

  1. Cozinhe o molho de tomate com a panela destampada até que o molho adquira a consistência desejada.

  2. Abaixe o fogo, mantendo-o em temperatura média a baixa. O molho tende a queimar conforme vai engrossando.

  3. Deixe o molho ferver, mexendo o tempo todo. Esteja ciente de que o molho fervente pode sujar seu fogão.

    Após o preparo

  1. Acrescente uma colher de sopa de farinha de milho ao molho. Deixe ferver por dois ou três minutos. Esta farinha engrossa o molho como a farinha branca faria, mas não deixa um sabor perceptível e não muda a aparência do molho. Acrescente mais farinha de milho, se necessário.

  2. Adicione 1/4 de xícara de finas migalhas de pão. Mexa bem. Deixe o molho descansar por 10 a 15 minutos. Os Italianos costumam usar pão para engrossar sopas e ensopados. Isso funciona para o molho, desde que as migalhas sejam bem finas. Adicione mais migalhas de pão conforme necessário.

  3. Acrescente uma ou duas colheres de sopa de purê de batatas instantâneo ao molho. Os flocos absorvem o líquido para engrossar o molho.

  4. Seja criativo e improvise. Se você não tiver qualquer um dos ingredientes acima e não tiver tempo para cozinhar o molho, ainda assim pode engrossá-lo. Coloque uma xícara do molho em uma peneira de metal. Agite a peneira sobre uma tigela. Parte do líquido irá escorrer. Quando o molho da xícara estiver na consistência certa, coloque em uma panela limpa e continue drenando o molho parcialmente. Guarde o líquido que você drenou e adicione-o a ensopados ou sopa para dar um sabor extra.

Dicas

  • Adicione os ingredientes para engrossar o molho com cuidado.

Avisos

  • Não se distraia enquanto a panela do molho estiver fervendo.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article