Como preparar molho de tomate

Escrito por paula haefeli
Como preparar molho de tomate
Aprenda uma receita superfácil de molho de tomate (YelenaYemchuk/iStock/Getty Images)

Quem não ama uma boa pizza, uma lasanha apetitosa ou um delicioso macarrão? Na fantástica culinária italiana, um dos personagens principais é o indispensável molho de tomate. Preparado basicamente com tomates, cebolas e ervas aromáticas, como o manjericão e o orégano, o molho também conhecido como "al sugo" é muito fácil de fazer e deixa qualquer prato bem mais gostoso. Se você já se cansou de preparados prontos e quer uma opção fresca, natural e leve, veja como é simples preparar molho de tomate em casa. Confira a receita e nunca mais compre molhos prontos!

Instruções

  1. 1

    Para preparar o molho, preste atenção na proporção de tomates e cebola: a cada quatro unidades de tomate, use uma de cebola. Para fazer cerca de um litro de molho, use 20 tomates e quatro cebolas. Corte as cebolas e os tomates ao meio e, a cada metade, corte quatro pedaços. Não é necessário cortar em pedaços pequenos, já que os legumes se dissolverão durante o cozimento. Se preferir, tire a pele e as sementes antes ou deixe-as no molho normalmente.

  2. 2

    Coloque as cebolas e os tomates em uma panela grande tampada, deixando uma pequena abertura para sair o vapor. Cozinhe em fogo baixo. Não é necessário adicionar água, já que os ingredientes soltarão todo o líquido necessário para o cozimento. Mexa de vez em quando para ajudar a dissolver o tomate e a cebola.

  3. 3

    Quando os pedaços estiverem macios e levemente cozidos, bata-os em um mixer direto dentro da panela, ou despeje os ingredientes em um liquidificador e bata-os até a consistência ficar líquida. Se quiser um molho mais liso, passe-o na peneira e devolva para a panela. Caso queira um molho com mais pedacinhos, não bata-o demais.

  4. 4

    Leve o molho de volta para o fogo baixo e tempere-o com sal a gosto e as ervas aromáticas. Se quiser, acrescente folhas de louro e de manjericão frescas, orégano ou até mesmo um pequeno punhado de erva-doce. Deixe o molho no fogo por mais 15 a 20 minutos para apurar o sabor. Em seguida, desligue o fogo. Retire as folhas de louro, caso houver. Depois disso, já está pronto para servir em qualquer prato.

Dicas & Advertências

  • O molho de tomate caseiro pode ser congelado em pequenas porções para ser utilizado quando necessário. Ele pode ficar até três meses no freezer sem perder o sabor nem estragar.

O que você precisa?

  • Tomate
  • Cebola
  • Manjericão ou orégano fresco ou seco a gosto (ou outra erva que preferir)
  • Sal a gosto

Lista completaMinimizar