Como preparar o músculo do dianteiro

Escrito por joseph gabon | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
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O corte da carne bovina conhecido como músculo do dianteiro vem da canela da perna do boi. Existem duas maneiras de preparar esse músculo: refogando, o que significa cozinhar com muito pouco líquido em um recipiente fechado; ou você pode usar esse corte para fazer um ensopado. Se você quer servi-lo no jantar, comece a preparação cedo, pois a carne é dura e necessita de 3 a 4 horas para ficar pronta. A receita abaixo é para fazer um refogado dos músculos do dianteiro.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Manteiga
  • Azeite de oliva
  • Frigideira
  • 4 pedaços de músculo dianteiro de carne bovina (2,5 a 3 cm de espessura)
  • 1 cebola grande
  • 2 cenouras
  • 5 batatas
  • Vinho tinto
  • Aipo e coentro
  • Gengibre e alho moído
  • Pano para fazer queijos
  • Especiarias
  • Sal e pimenta

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Instruções

  1. 1

    Coloque duas colheres de sopa de manteiga e uma colher de sopa de azeite na frigideira. Coloque os pedaços de carne e deixe dourar, e evite apertá-los na frigideira. Você pode usar uma frigideira grande para dourar vários ao mesmo tempo, ou usar uma frigideira pequena e dourá-los separadamente. Retire os bifes da frigideira e coloque-os em um prato. Coloque os pedaços de medula que se separaram do osso em um prato separado. Os pedaços que grudaram na frigideira também dão um bom sabor.

  2. 2

    Pique as cebolas e coloque-as na frigideira. Deixe fritar na gordura que restou na frigideira até que elas fiquem douradas. Adicione um pouco de vinho tinto seco às cebolas para soltar a gordura da frigideira. Retira as cebolas fritas da frigideira e coloque em uma assadeira.

  3. 3

    Pique o aipo, o coentro e as cenouras. As cenouras devem ser picadas em pedaços levemente grandes. Corte as batatas na metade. Coloque os vegetais em uma assadeira e frite em fogo médio. Adicione o alho e o gengibre moído aos vegetais. Coloque leite de coco nos vegetais e mexa até ferver. Coloque os músculos dianteiros na assadeira.

  4. 4

    Preaqueça o forno a 160 graus Celsius. Adicione um pano para fazer queijos cheio de especiarias à mistura na assadeira e cubra com a tampa. Coloque a assadeira no forno e, uma vez que os líquidos começarem a ferver, deixe cozinhar por duas a três horas até que a carne fique macia e solte do osso.

  5. 5

    Retire a assadeira do forno e veja se a carne está macia espetando com um garfo. Se não estiver pronto, reduza a temperatura do forno para em torno de 90 graus Celsius e retorne ao forno. Remova o pano com as especiarias e tire qualquer excesso de gordura. Tempere com sal e pimenta a gosto. Use a médula do osso para fazer um molho. Sirva com purê de batata, banana ou arroz.

Dicas & Advertências

  • Use vários outros vegetais para aprimorar o sabor da refeição quando preparar os músculos dianteiros, como cogumelos ou couve-flor, que podem ser adicionados nos últimos 20 minutos de cozimento. Se você colocá-los no começo da preparação, não sobrará nada no fim.

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