Mais
×

Como preparar um narguilé

Também chamado de cachimbo de água, o narguilé é uma invenção oriental cuja função principal era retirar as impurezas presentes na fumaça. O nome é de origem árabe e significa "coco", já que os primeiros exemplares do objeto eram feitos à base de coco. Desde então, o narguilé se popularizou em todo o mundo. Hoje, pode ser encontrado em diferentes formas. As mais tradicionais são formadas por cinco peças básicas: a base, o corpo cilíndrico, o fornilho, o abafador e a mangueira, que conduz a fumaça. Saiba como preparar o narguilé.

Instruções

Narguilé é um objeto de origem oriental (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. O primeiro passo para preparar o narguilé é, obviamente, ter um objeto de qualidade que seja sempre armazenado de forma adequada. A limpeza do narguilé influi diretamente no sabor do fumo. É preciso mantê-lo sempre vedado e à prova de mofo e pó.

  2. Comece inserindo a água na base de vidro. Ela deve ir até cerca de dois dedos acima do tubo. Se preferir, coloque dois cubos de gelo junto com a água. Em seguida, coloque a essência no fornilho. Evite amassá-la. Em vez disso, vá desfiando a essência cuidadosamente. Quanto mais solta, mais fácil o ar quente poderá circular no interior do fornilho.

  3. Então é a vez do papel alumínio. Estique-o o máximo que conseguir e deixe uma pequena sobre lateral para o copo do narguilé (chamado de rosh). Com uma tesoura pontiaguda, faça vários furos pequenos, para que o ar consiga circular melhor.

  4. Acenda o carvão com cuidado e deixe queimando por alguns minutos. Quando ele estiver em brasa, coloque-o sobre o papel alumínio.

  5. Pronto, o narguilé está pronto para ser fumado. No início, deve demorar um pouco para a fumaça sair. Depois de uma tragada mais forte, o carvão começará a queimar a essência, que demora geralmente 30 minutos antes de começar a perder o sabor.

Dicas

  • Evite utilizar outros líquidos, em vez de água, que contaminem o aroma e o gosto da essência.

Aviso

  • Embora o narguilé tenha se estabelecido como uso recrativo sobretudo entre os jovens, é preciso alertar que a fumaça provoca males superiores ao cigarro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma rodada simples de narguilé equivale a fumar cerca de cem cigarros.

O que você precisa

  • Narguilé
  • Água
  • Essência a gosto (por exemplo: menta, frutas e hortelã)
  • Papel alumínio
  • Carvão
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article