×
Loading ...

Como preparar uma palestra

Palestrantes de sucesso não são apenas aqueles mais extrovertidos ou experientes. Domínio do assunto e a desenvoltura para falar em público são úteis, mas uma palestra só é bem sucedida se o locutor compartilha a informação de forma eficaz para os ouvintes. Investir tempo em planejamento é a chave. Se você tiver clareza e atenção em todas as etapas do planejamento, o resultado será uma palestra bem sucedida. A plateia será mais propensa a entender o material e vai querer ouvi-lo novamente.

Instruções

Veja como preparar uma palestra (Sergey Nivens/iStock/Getty Images)
  1. Leia sobre o assunto. Leia todo o material que você puder encontrar. Vá a bibliotecas, livrarias e procure sobre o assunto na internet. Quanto mais você souber, mais precisa e marcante será sua palestra.

    Loading...
  2. Tome notas. Use suas próprias palavras quando estiver escrevendo as notas da palestra. Assim, você explica o assunto da sua maneira e o assunto não soa decorado.

  3. Defina e delimite o assunto. Pense sobre o que a audiência deve saber ou ser capaz de fazer ao final de sua palestra. Tenha em mente o público-alvo e seu nível de habilidade. Pense também em quanto tempo você tem e evite a tentação de dizer tudo o que sabe. Deixe seu objetivo orientá-lo e ajudá-lo a discernir o que incluir e o que deixar de lado.

  4. Estruture sua palestra. Com base no seu tópico, você pode achar mais eficaz apresentar uma lista simples, uma hierarquia de classificação (com pontos e subpontos), ou uma estrutura encadeada (em que você leva os ouvintes através de um passo-a-passo). Você pode usar vários tipos de estrutura numa mesma palestra. É aconselhável dar aos ouvintes uma visão geral da sua palestra. Se eles sabem para onde você está indo, é mais provável que o acompanhem. Em seguida, inclua transições claras entre os pontos abordados. Use a repetição para enfatizar dados importantes e explique qualquer vocabulário técnico que usar.

  5. Revise sua palestra. Depois de ter escrito sua apresentação, revise e faça as mudanças necessárias. Tenha certeza de que o texto está corretamente escrito.

  6. Ensaie sua apresentação. Leia em voz alta para você mesmo repetidas vezes. Grave sua leitura e escute a gravação. Tenha certeza de que você domina os tópicos da palestra e que pode falar sobre eles sem recorrer a suas anotações o tempo todo.

  7. Utilize material didático. Quando bem utilizados, apostilas, exemplos, PowerPoint, imagens e gráficos podem ilustrar ideias complexas de forma sucinta. Eles podem motivar debate e a mudança de ritmo pode manter os ouvintes interessados.

Loading...

Dicas

  • Descanse sua voz. Não abuse das cordas vocais no dia anterior a sua palestra.
  • Tenha uma boa noite de descanso.
  • Alimente-se de forma saudável. Não coma demais, mas também não esteja faminto na hora de sua palestra.
  • Não entre em pânico. Respire fundo e continue quando estiver pronto.

Referências

Loading ...
Loading ...