on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como preparar paleta bovina

Atualizado em 17 abril, 2017

A paleta bovina, também conhecida nas churrascarias como "shoulder steak", é um corte de carne bastante acessível, e pode ser tão saboroso quanto as suas contrapartes mais dispendiosas, se preparado corretamente. O grelhado perfeito começa com a escolha da carne. Adquira bifes de paleta com 2,5 a 5 cm de espessura, pois os mais finos não grelharão tão bem e cozinharão rapidamente. Procure por uma peça com uma boa camada de gordura, que conferirá um sabor especial à carne. Com um pouco de prática, qualquer pessoa pode preparar uma excelente paleta bovina grelhada.

Instruções

A paleta bovina pode ser muito saborosa, se preparada corretamente (steak image by berean from Fotolia.com)
  1. Deixe a carne marinar em um molho de sua preferência. Normalmente, quanto mais tempo a peça permanecer de molho, melhor será o resultado. Caso opte por marinar os bifes por um longo período, coloque-os na geladeira. Antes de cozinhá-los, retire-os da geladeira e deixe que voltem à temperatura ambiente. Use um amaciante para carne, polvilhando uma camada fina do produto em ambos os lados do corte antes de colocá-lo na grelha.

    Loading...
  2. Ligue a grelha e deixe a temperatura atingir os 230 a 260 °C.

  3. Sele o bife colocando-o na grelha em posição diagonal e grelhando até que adquira as marcas da grade, o que levará cerca de dois minutos de cada lado. Transfira-o para a grade de cima, caso tenha uma. Se não tiver, retire a carne da churrasqueira temporariamente.

  4. Reduza o calor da grelha pela metade. Coloque o bife novamente sobre ela. Monitore o cozimento de perto, pois a carne pode endurecer facilmente. Para preparar uma paleta saborosa e macia, será necessário cozinhá-la por seis a sete minutos de cada lado.

  5. Use um termômetro para carne e verifique a temperatura. Dependendo da sua preferência, aqueça-a a uma temperatura interna de 60 °C, para um bife malpassado; a 70 °C, para levemente malpassado; ou a 74 °C, para bem passado. A fim de preservar o sabor e a maciez, não é recomendável cozinhar a paleta por muito tempo.

  6. Retire o bife da grelha e sirva-o imediatamente. Se pretender servi-lo posteriormente, coloque-o em um forno para que permaneça quente.

Loading...

Dicas

  • Verifique o bife frequentemente, pois ele cozinha rapidamente.

Aviso

  • Aqueça a carne até o ponto mal passado, no mínimo, para fins de segurança alimentar. Qualquer temperatura mais baixa não garantirá que as bactérias presentes sejam eliminadas.

O que você precisa

  • Amaciante de carne
  • Marinada

Referências

Loading ...
Loading ...