Como escolher filé mignon

Os amantes de carne sabem que uma ótima refeição os espera

Image by Flickr.com, courtesy of Rexipe Rexipe

Não há nada como uma carne suculenta e saborosa para um jantar com a família e amigos. Seja em um churrasco no verão ou em um ensopado no inverno, a carne agrada pessoas de todas as idades. Escolher o melhor corte é o primeiro passo e, muitas vezes, pode deixar o consumidor confuso. Mas não precisa ser assim.

Gordura

A carne pode ser preparada de várias formas, dependendo da época do ano

Image by Flickr.com, courtesy of Rick Audet

Geralmente, a quantidade de gordura marmorizada no filé mignon não varia muito, porque esse corte é bem magro. Escolha uma carne com mais veios de gordura, se quiser uma opção mais saborosa, mas ela pode custar mais caro. Se estiver de dieta, escolha um corte mais magro.

Qualidade da carne

Escolha bem sua carne para uma refeição caseira digna de um restaurante famoso

Image by Flickr.com, courtesy of Steve Jurvetson

O filé mignon é uma carne de "primeira", então, se você escolher esse corte, estará levando uma peça de boa qualidade para casa. Em alguns países, como nos EUA, o Departamento de Agricultura emite selos, que qualificam os cortes de acordo com o nível de gordura.

Cozinhando em casa com o melhor produto

A carne é apreciada em vários pratos, formais e casuais

Image by Flickr.com, courtesy of Jeremy Keith

"Antigamente, as pessoas costumavam consumir carnes mais gordas, até que a preocupação com a gordura se tornou uma questão alguns anos atrás, então as carnes magras começaram a ser mais procuradas", diz Jeremy Gray, especialista em carne da rede de supermercados americana Hy-Vee. Quando respondeu sobre sua preferência em relação ao sabor, ele disse: "Não vejo muita diferença. O filé mignon é o top de linha e sucesso garantido".

Para o almoço ou jantar o ano inteiro

A carne pode ser servida em refeições mais informais

Image by Flickr.com, courtesy of velkr0

O filé mignon pode ser usado para preparar vários pratos. Preparado sobre o fogão ou no forno, tempere-o bem e sirva-o acompanhado por molho ou guarnições. Você também pode fatiá-lo finamente e usá-lo como recheio para sanduíches, com batatas-fritas acompanhando.

Consulte profissionais

Se estiver em dúvida sobre qual o melhor corte de carne para sua refeição, pergunte ao açougueiro ou leia mais sobre o assunto em sites especializados. E bom apetite.

eHow Brasil
×