Mais
×

Como preparar um peru de Natal

Um dos principais pratos em qualquer menu da ceia de Natal, o peru é uma tradição de muitos séculos. Nos Estados Unidos, no Dia de Ação de Graças de 1621, os indígenas serviram aos colonizadores ingleses uma receita tradicional de seu povo, o peru selvagem. A partir daí, o prato se popularizou na Europa e se espalhou pelo resto do mundo, inclusive pelo Brasil. Aqui, o prato se transformou em uma receita tradicional de Natal e passou a ser acompanhado de pratos brasileiríssimos, como a farofa. Deixe sua ceia mais deliciosa com uma receita de peru de dar água na boca.

Instruções

O peru é uma das estrelas da ceia de Natal (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  1. Comece preaquecendo o forno a temperatura média (180ºC) por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio do peru, colocando em um liquidificador as cebolas picadas, o molho de pimenta, a mostarda, 1 xícara de vinho, 1 xícara de caldo de galinha, a manteiga e o sal. Bata bem até todos os ingredientes ficarem bem misturados. Depois, passe todo o caldo para uma vasilha grande. Em seguida, junte o resto do vinho e do caldo de galinha. Misture bem com a ajuda de uma colher de pau.

  2. Coloque o peru em uma assadeira de alumínio. Não é necessário untar. Faça pequenos furos por todo o peru com a ajuda de um garfo. Com a ajuda de um injetor de tempero, insira a manteiga derretida em várias partes do peru. Também injete um pouco do tempero. Em seguida, insira o resto do tempero na cavidade da ave e feche-a, costurando com uma linha grossa.

  3. Cubra a assadeira e o peru com papel alumínio e leve ao forno. Asse-o por três horas. A cada 20 minutos, regue a ave com o caldo que escorrer na assadeira. Observe o papel alumínio: quando ele ficar escuro, retire-o e deixe o peru assando no forno até ficar dourado. Retire do forno e enfeite-o com frutas de sua preferência. Pronto! Sirva o peru e delicie seus convidados.

Dicas

  • Injetar manteiga no peru é essencial para não deixar a carne ficar seca. Este tipo de ave pode ressecar muito quando levado ao forno.

O que você precisa

  • 1 peru com 4 kg ou 5 kg, sem as vísceras e descongelado
  • 1 garrafa de vinho branco seco
  • 2 cebolas grandes picadinhas
  • 1/2 colher (sopa) de molho de pimenta
  • 1 xícara de manteiga derretida
  • 1 colher (sopa) de mostarda tipo Dijon
  • 3 xícaras de caldo de galinha (ou 3 cubos de caldo de galinha dissolvidos)
  • Sal a gosto
  • Frutas em conserva e cristalizadas para decorar
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article