Mais
×

Como preparar placas de Petri de ágar

Atualizada April 17, 2017

Placas de ágar são comumente usadas em laboratórios científicos como um meio de cultura para bactérias e outros micróbios. Se você não obtém suas placas já prontas, prepará-las você mesmo não é uma tarefa difícil.

Instruções

Cultura de Candida albicans em uma placa com ágar (CDC)
  1. Aqueça a garrafa de ágar preparado em uma banheira de água quente para liquefazê-lo. Esse processo deve demorar cerca de 30 minutos.

  2. Use luvas para remover a garrafa da banheira de água quente. Remova a tampa. Passe a boca da garrafa através da chama para esterilizá-la.

  3. Pegue a placa de Petri e coloque-a em uma superfície lisa, por exemplo a bancada do laboratório. Levante a tampa e mova-a ligeiramente para o lado, de modo que continue sobre a placa, mas que exista espaço suficiente para despejar o ágar dentro dela.

  4. Despeje o ágar liquefeito no fundo da placa de Petri, de modo que todo o fundo fique coberto. A camada de ágar deve ter cerca de 30 mm de espessura.

  5. Recoloque a tampa na placa de Petri.

  6. Deixe que o ágar esfrie. Uma vez que esteja completamente frio, vire as placas de Petri e coloque-as no refrigerador até que você precise usá-las.

Dicas

  • Se você não usar todo o ágar, esterilize novamente a garrafa e recoloque a tampa.

Coisas Necessárias

  • Ágar engarrafado
  • Banheira com água
  • Luvas
  • Bico de bunsen
  • Placas de Petri
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article