Mais
×

Como preparar um plano de aulas semanais para o jardim de infância

Atualizado em 23 março, 2017

Planos de aula são utilizados pelos professores como um guia para a condução do curso. Muitas crianças ficam na creche ou jardim de infância pelas mesmas ou mais horas que os adultos passam no trabalho, então os responsáveis pelas instituições devem preparar planos de aulas diários para um ensino mais eficaz. Os detalhes e as informações abordados em cada aula variam, dependendo da idade das crianças. Não há currículo obrigatório para jardins de infância, mas os professores devem definir seus próprios objetivos educacionais. Um plano de aula bem pensado vai refletir o interesse do professor no sucesso acadêmico dos pequenos. Crianças têm muita energia, e um plano de aula ajudará a manter a sala de aula mais calma e a estimular a vontade de aprender.

Instruções

O plano de aulas deve ser desenvolvido de forma apropriada (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

    Como preparar planos de aulas semanais para o jardim de infância

  1. Atente-se aos interesses das crianças. Crianças nessa idade são naturalmente curiosas, e você deve estar ciente dos seus interesses atuais. Talvez haja um programa de televisão ou filme cujo personagem principais as crianças possam se identificar. Caso haja, integre o personagem na aula para mantê-los interessados ​​na informação. Aqui é onde suas habilidades de "espiar" vêm a calhar: quando você ouvir as crianças falando sobre um determinado personagem ou sobre outros interesses, anote em uma lista para serem incluídos nas aulas futuras.

  2. Use os interesses dos alunos na preparação de aula. Tire inspiração da lista que você está fazendo com os interesses atuais deles. Crie um tópico que envolva os interesses deles e combine com o objetivo de aprendizagem desejado. Por exemplo, use o interesse das crianças no filme "Transformers" para ajudar em uma lição de matemática ou ortografia.

  3. Criar um plano de aula irá ajudá-lo a definir o tempo exato de cada atividade. Ao criar o esboço, considere o tempo que será gasto em outras atividades, como o lanche ou a soneca. Existem modelos de plano de aula na Internet que ajudarão a economizar tempo, caso você não queira produzir o seu próprio plano. As categorias gerais a serem incluídas no seu plano de aula incluem: atividades em grupo, arte, conceitos de matemática, movimento e música e história. Se as refeições são fornecidas pela instituição de ensino, você pode permitir que as crianças participem da preparação das refeições e incorporar uma lição a essa atividade.

  4. Seja flexível. Embora crianças em idade pré-escolar precisem de estrutura, permita a flexibilidade no seu plano, para reduzir o possível estresse causado por seguir um roteiro definido. As crianças podem sentir o estresse e, para manter o ambiente tranquilo, seja capaz de mudar os planos quando for necessário. Mantenha um tempo livre no dia, para que as crianças tenham uma folga. Se uma situação que exige sua atenção imediata surgir, as crianças podem brincar livremente, sem que isso afete os objetivos educacionais.

Dicas

  • Certifique-se de ter atividades que atendam aos diferentes estágios de desenvolvimento e idades.

O que você precisa

  • Esboço de plano de aula
  • Metas e objetivos educacionais
  • Materiais de arte
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article