Como preparar uma pregação evangélica

Escrito por juliana bragança
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como preparar uma pregação evangélica
Para preparar uma boa pregação é importante ter disposição e conhecimento bíblico (Rick Diamond/Getty Images Entertainment/Getty Images)

O número de evangélicos no Brasil tem crescido nos últimos anos e consequentemente aumentaram também a quantidade de igrejas, pastores e pregações. Muitos sermões podem ser ouvidos pelo rádio, internet e outras tantos são transmitidas pela TV. Porém, escrever um é algo extremamente difícil e pode levar muito tempo. Uma pregação deve ser utilizada para levar as pessoas à reflexão e aproximá-las de Deus. Saiba como preparar um sermão evangélico!

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Bíblia
  • Vida cristã
  • Inspiração de Deus
  • Bom discurso

Lista completaMinimizar

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Ore. Antes de tudo é importante orar a Deus para que Ele dê sabedoria para que sua palavra possa chegar ao coração dos que estão ouvindo. Na oração você pode pedir para Deus te usar da melhor maneira para tocar na vida das pessoas.

  2. 2

    Conheça seu público. Para quem você irá pregar? Pode ser para a igreja toda, para os jovens, crianças ou senhoras. Você precisa conhecer o seu público para preparar algo que vá de encontro à realidade dele. Não adianta falar dos desafios de ser cristão no trabalho se você vai falar para crianças. Por isso é importante saber quem vai te ouvir.

  3. 3

    Escolha a passagem bíblica. Toda pregação deve ser baseada na Bíblia, por mais que alguns pastores não façam assim. A passagem da Bíblia a ser usada pode ser uma que você goste ou uma que Deus tenha colocado no seu coração para falar àquelas pessoas. Por isso é importante orar antes de tudo. Muitas vezes você prepara um sermão e minutos antes sente Deus te falando para mudar a palavra, simplesmente obedeça.

  4. 4

    Leia a passagem bíblica. Sim, é mais do que importante você ler sobre o que vai falar. E leia não apenas em uma Bíblia, hoje existem diversas Bíblias com comentários que ajudam muito na hora de preparar uma pregação. Se você não possuir uma Bíblia comentada, uma boa saída é ler Bíblias em diferentes versões: edição Revista e corrigida, edição na Linguagem de hoje, edição Nova Versão Internacional.

  5. 5

    Anote os principais pontos da pregação. Muitos pastores costumam escrever toda a pregação enquanto outros escrevem apenas alguns tópicos. Veja o que é melhor para você e escreva. É fundamental colocar no papel o que será dito pois pode acontecer de dar branco no momento. Algumas pregações seguem os cinco pontos, que são cinco tópicos que você irá abordar durante o discurso. Não se esqueça da introdução e da conclusão.

  6. 6

    Seja lúdico. Contar histórias é algo muito positivo sempre. Fale sobre algum fato que aconteceu no passado e link com o que está sendo dito, isso ajuda a prender a atenção do público. Ou conte um caso que aconteceu com um conhecido, mas não diga quem foi para não causar embaraço. Porém cuidado, duas histórias no máximo! Alguns pregadores se empolgam e passam o sermão inteiro só contando casos e se esquecem do essencial, que é a palavra de Deus.

  7. 7

    Pesquise. A internet é uma boa fonte de informação e você pode encontrar os mais diversos assuntos. Veja se acha alguma pregação parecida com a sua ou alguma história ou notícia que faça sentido na mensagem. Muitos estudos podem mostrar uma nova corrente de comportamento que se relacione com o que está sendo abordado na pregação. Converse com seus amigos sobre o tema. Veja se eles têm algo a acrescentar, alguma opinião ou experiência de vida.

  8. 8

    Use slides. Essa ferramenta é boa pois a Igreja consegue acompanhar a mensagem. Não é necessário um grande número de slides. Você pode colocar um slide por tópico ou colocar todos os tópicos em uma tela e cada tema aparece no momento em que for abordado. O uso de slides não é fundamental, mas é mais uma forma de prender a atenção da plateia.

  9. 9

    Estude a pregação. Depois que o sermão estiver pronto, estude bastante. Leia o que você escreveu para estar preparado. Veja se o que está sendo dito serve para a sua vida também. A obra para o Senhor não deve ser mal feita, por isso é importante dedicar tempo ao estudo da palavra para que Deus se agrade de você e para que você possa ser benção na vida dos irmãos.

Dicas & Advertências

  • Para se fazer uma boa pregação, coloque-a nas mãos de Deus, pois Ele fará o melhor através de você.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível