×
Loading ...

Como preparar purê de batatas

O purê de batatas é um dos pratos mais famosos em todo o mundo, queridinho em vários países. Diversas culturas, por mais diferentes histórias que possuam, consomem essa receita deliciosa. Parte dessa fama se deve à popularização e facilidade de cultivo da batata, que é encontrada sem dificuldade em vários cantos do globo. Outra razão da receita ser tão conhecida é a sua simplicidade e a rapidez com que o prato fica pronto. Não é preciso ser um cozinheiro experiente para fazer um delicioso. Siga os passos desta receita e sirva para seus convidados um inesquecível purê de batatas!

Instruções

Purê de batatas, um prato presente em várias culturas (Alessandro de Leo/iStock/Getty Images)
  1. Limpe muito bem as batatas, retirando impurezas e terra que encontrar. Esfregue-as muito bem, até que fiquem sem nenhum ingrediente indesejado. Vamos usá-las nessa receita com casca, já que o cozimento dessa maneira não deixa as batatas excessivamente molhadas e empapadas.

    Loading...
  2. O segundo passo é cozinhar as batatas. Coloque-as em uma panela e adicione água, até que elas fiquem cobertas. Adicione uma pitada de sal, para temperá-las. Deixe-as cozinhando entre 15 e 30 minutos, dependendo da sua escolha. Quanto mais tempo no fogo, mais macia estarão.

  3. Retire as batatas da panela e coloque-as em um escorredor. Tome cuidado, pois elas estarão bastante quentes. Espere alguns minutos, para que esfriem, e só então comece a descascá-las.

  4. Limpe a panela e depois acrescente o leite, o sal, a pimenta do reino a gosto e a manteiga. Deixe o fogo no nível baixo e espere a manteiga derreter. Assim que isso acontecer, desligue o fogão.

  5. É hora de começar a amassar e espremer as batatas. Para isso, você precisará de um espremedor. Passe todas elas pelo aparelho até conseguir que todas fiquem bem esmagadas.

  6. Adicione toda a batata amassada na mistura de leite, sal, pimenta e manteiga que está na panela. Volte a ligar o fogo e deixe-o no nível médio.

  7. Com uma colher de pau ou de silicone, misture bastante a batata com outros ingredientes. Não deixe nenhuma parte seca e sem contato com os todos os produtos. Isso é essencial para que o purê pegue sabor e fique macio. Continue mexendo até que a consistência do purê seja a que você quer. Isso pode variar de cozinheiro para cozinheiro.

  8. Pronto! Prove o purê e adicione mais sal ou pimenta, caso necessário. É importante que o purê tenha o seu toque pessoal, com um tempero único!

Loading...

Dicas

  • É possível fazer a receita cozinhando a batata descascada. O cozimento acaba sendo mais rápido, porém a consistência do purê pode variar.
  • Muitos cozinheiros adicionam um pouco de queijo ralado para ressaltar ainda mais o sabor do purê de batatas.
  • Essa receita é ótima para acompanhar uma deliciosa carne moída.

O que você precisa

  • 1 kg de batatas
  • 4 colheres de manteiga
  • 1 xícara de leite
  • Sal e pimenta a gosto
  • Água
  • 1 dente de alho picado
  • 1 panela
  • 1 espremedor de batata
  • 1 escorredor

Referências

Loading ...
Loading ...