Como preparar o seu quarto para se livrar da insônia

Escrito por scott yoder | Traduzido por carol matos
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Como preparar o seu quarto para se livrar da insônia
Preparar o seu quarto para dormir pode ajudar a combater a insônia (sleep image by DXfoto.com from Fotolia.com)

Insônia é a incapacidade persistente de dormir ou de manter o sono. De acordo com a Mayo Clinic, a insônia é uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos. Um meio de se livrar do problema é preparar um ambiente propício ao sono no seu quarto. Em alguns casos, certas comodidades atrapalham o sono, então, o objetivo é definir o seu quarto como o local designado apenas para dormir.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Travesseiros
  • Edredom
  • Ventilador
  • Despertador
  • Persianas escuras

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Instruções

  1. 1

    Use travesseiros que apoiem a cabeça e o pescoço, mas que você possa aninhar-se neles. Cubra-se com cobertores e edredons que mantenham o seu corpo aquecido, mas não excessivamente. Sempre arrume a sua cama para que os cobertores e lençóis tenham menos chances de ficarem emaranhados ou de caírem.

  2. 2

    Feche todas a portas e janelas, se a temperatura do quarto estiver agradável, ou ligue um ventilador ao lado da cama para circular o ar, se estiver muito quente. Um ventilador também cria um ruído de fundo bem sutil que abafa possíveis barulhos perturbadores do lado externo.

  3. 3

    Instale persianas escuras para reduzir a quantidade de luz que adentra o ambiente, o que poderia atrapalhar o seu sono.

  4. 4

    Retire do seu quarto os objetos que distraem, como o televisor, por exemplo. Se um objeto não contribui para que o ambiente de dormir fique escuro, quieto ou confortável, esse objeto não deve ficar no seu quarto. Adormecer ou tentar dormir com a TV ou com o abajur ligados irá prejudicar o sono profundo.

  5. 5

    Se você precisa acordar em um horário determinado, ajuste o despertador. Assim, a sua ansiedade será reduzida, porque você não vai ficar se preocupando com a hora de acordar. Se não precisar do despertador, esconda-o. É melhor não saber que horas são, quando se está tentando pegar no sono.

Dicas & Advertências

  • A Mayo Clinic sugere que você use o seu quarto somente para dormir e ter relações íntimas.
  • Se ajudar a relaxar, assista TV ou leia em outro cômodo antes de ir para o seu quarto, e só vá para a sua cama quando estiver com sono.
  • Evite refeições pesadas antes da hora de dormir, e nunca coma na sua cama.

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