×
Loading ...

Como preparar sashimi de salmão

Sashimi é uma das preparações mais simples da cozinha japonesa, mas nem por isso demanda atenção e cuidado do cozinheiro. São tiras de peixe delicadamente cortadas, para serem consumidas com uma gotinha de molho de soja. No Japão, o favorito é o sashimi da barriga do atum, chamado de "toro". Já no Brasil, o preferido absoluto é feito de salmão, um peixe gorduroso, rico em ômega-3, normalmente importado da costa chilena. Entre os benefícios do salmão, estão um menor envelhecimento da pele e o fortalecimento do coração. Mas sempre verifique a procedência e o aspecto do peixe, antes de comprá-lo.

Instruções

Sashimi é um prato cru, feito com peixe fresco em fatias (anna liebiedieva/iStock/Getty Images)

    Sashimi: a elegante simplicidade da cozinha japonesa

  1. Duas coisas são fundamentais na hora de preparar o sashimi: a faca e a qualidade do peixe. Na hora de comprar o pescado, observe seu aspecto. A cor deve ser forte e o odor não deve desagradar o olfato. Na dúvida, procure outra peça. O sashimi deve sempre ser feito com a matéria-prima mais fresca possível, portanto procure comprar o peixe no mesmo dia em que ele será servido. A faca deve ser indicada para o corte de peixes e deve estar muito bem amolada. Sem corte, ela afeta a integridade das fibras do peixe e estraga o prato.

    Loading...
  2. Se possível, procure comprar a peça de peixe já limpa, sem pele e sem espinhos. Tirar os espinhos do salmão e fazer com que alguns deles passem despercebidos podem ser tarefas difíceis, para quem não tem prática. Além disso, o calor e a força das mãos podem estragar o peixe, que deve estar em perfeito estado para render sashimis de boa qualidade. As instruções a seguir podem ser utilizadas na preparação de sashimis de outros peixes. A recomendação é o uso de atum, linguado e pargo, fáceis de encontrar e por um bom preço.

  3. Você pode preparar os sashimis em um balcão amplo da cozinha ou em uma mesa. Use uma tábua de madeira bem limpa, para cortar o peixe. Pressione levemente a faca afiada contra o peixe, sem fazer força. Cada fatia deve ter cerca de 5 mm de espessura e 7 cm ou 8 cm de comprimento. Isso porque a cozinha japonesa é pensada de forma que cada peça de sushi ou sashimi caiba perfeitamente na boca dos comensais. Por isso, não abuse do tamanho, na hora de cozinhar pratos japoneses.

  4. Uma das partes mais importantes da cozinha japonesa é o capricho na apresentação dos pratos. Por isso, disponha cada peça de forma cuidadosa na bandeja na qual os sashimis serão servidos. Vale usar a imaginação e elaborar decorações comestíveis para o prato, usando pepinos, nabo e outros legumes. Inspire-se nas criações de chefs japoneses e brasileiros. Isso vale também para o cuidado na hora de cortar o peixe, já que peças desmontadas por conta da pressão dos dedos ou pelo uso de uma faca inadequada podem comprometer o sabor do prato.

  5. Sashimi é um prato de sabor delicado e não deve receber como acompanhamento uma grande quantidade de molho de soja (shoyu, em japonês), o que mascara o sabor do peixe. Por isso, na hora de servir, cada convidado deve se servir do molho. Vale misturar uma pequena quantidade de raiz-forte com o molho de soja, que dá um sabor levemente picante ao peixe. Ela pode ser encontrada em lojas de produtos orientais, em versões em pó (basta adicionar água e deixar descansar por 30 minutos) e em pasta.

  6. Pela delicadeza do prato, não é indicado servi-lo acompanhando bebidas de sabor acentuado, como sucos, vinho e refrigerantes. Nesse caso, vale beber saquê, chá verde ou branco e até mesmo uma cerveja leve. O sashimi acompanha muito bem outros pratos da cozinha japonesa, como sushis, arroz japonês, legumes refogados ou shimeji, como nos "bentôs", marmitas populares entre os trabalhadores no Japão. Há versões próximas do sashimi com arroz na parte inferior -- embora no Japão estes sejam considerados uma variedade de sushi, chamada de "nigiri".

Loading...

O que você precisa

  • 1 kg de filé de salmão, sem espinhas e sem pele
  • 1 faca para peixes, bem afiada
  • Molho de soja
  • Raiz-forte (wasabi, em japonês)

Referências

Loading ...
Loading ...