×
Loading ...

Como preparar a terra para plantar melancia

Atualizado em 16 fevereiro, 2017

Originária da África, a melancia é cultivada no Brasil desde o século 16. De acordo com Ted W. Gastier, da Secretaria de Extensão da Ohio State University, a melancia precisa de uma estação de crescimento longa e quente, e é por isso que ela se dá bem nos estados do sul dos Estados Unidos. Plante a fruta depois que o perigo de geada tiver passado. Os jardineiros de regiões mais frias devem escolher variedades de maturação precoce e plantar mudas em vez de sementes.

Instruções

A doce e suculenta melancia é uma guloseima deliciosa para o verão (watermelon image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)
  1. Remova quaisquer pedras, ervas daninhas ou detritos do solo. Espalhe uma camada de adubo na terra (um saco de 18 kg para cada 100 m²). Caso tenha um solo pesado e argiloso, espalhe uma camada de turfa de 5 cm sobre o adubo. Umedeça a turfa antes de adicioná-la ao solo. Você deve molhá-la, não encharcá-la. A melancia prefere solo arenoso e argiloso. Os solos argilosos pesados demoram para aquecer e ficar encharcados. Adicionar turfa e adubo amolece esses solos.

    Loading...
  2. Cave a uma profundidade de 20 cm na terra com uma pá. Vire a terra, misturando bem os aditivos. Rasteie o solo para nivelá-lo.

  3. Espalhe uma folha de plástico preto sobre o solo e segure os cantos com pedras. O plástico preto aquecerá o solo, melhorará a germinação das sementes e o crescimento das plantas. Plante melancia uma a duas semanas após a última geada, quando as temperaturas diurnas estiverem entre 20 e 25 ºCelsius.

Loading...

Dicas

  • Melancias precisam de muito espaço para crescer. Plante-as a pelo menos 60 cm de distância umas das outras.
  • Adube com um fertilizante rico em nitrogênio para vegetais quando as plantas começarem a vingar.
  • Corte os fundos de garrafas plásticas grandes e coloque-as sobre as plantas jovens caso a temperatura noturna esteja abaixo de 18 ºCelsius.

O que você precisa

  • Adubo
  • Turfa
  • Ancinho
  • Plástico preto

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...