×
Loading ...

Como se preparar para um teste psicológico de uma entrevista de emprego

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Empregadores, algumas vezes, pedem que os candidatos passem por testes psicológicos, como parte do processo de entrevistas. Os psicólogos e conselheiros de carreira dizem que não se pode estudar para tais testes; contudo, você pode tomar alguns passos positivos ao responder favoravelmente as perguntas. Esses testes são avaliações sobre você - tudo a respeito de sua personalidade, estado emocional e inteligência, até suas conquistas e raciocínio cognitivo. Embora você talvez não saiba que qualidades específicas os entrevistadores estão procurando ao avaliar seus resultados, você pode se preparar para a experiência do teste ao responder as questões honesta e sabiamente.

Instruções

Testes psicológicos são uma maneira que as empresas têm para encontrar o empregado certo (taking test image by Petro Feketa from Fotolia.com)
  1. Fale e leia em português com fluência. Os testes mais populares e amplamente usados no Brasil são desenvolvidos, escritos ou adaptados para o português. Não ter domínio da língua pode causar desentendimentos quanto ao contexto. Sem ser fluente em português, você pode não compreender os vários significados das palavras ao ler as questões.

    Loading...
    Grande parte dos testes são feitos ou adaptados para o português (business is business - cliche image by Jeffrey Zalesny from Fotolia.com)
  2. Pergunte ao empregador qual teste que eles administram. Descubra o tipo geral ou o nome específico do teste e leia informações padronizadas sobre ele. Site como o da Revista Superinteressante podem ajudá-lo a descobrir como serão usados os resultados para o emprego específico que você quer. Familiarizar-se com essa informação proverá uma ideia geral da avaliação.

    Pesquise como os resultados podem ser usados (Man Using Laptop at Home image by evillager from Fotolia.com)
  3. Aproxime-se honestamente do teste. Seja verdadeiro no que você já sabe sobre você mesmo. Não é hora para explorar diferentes aspectos de sua personalidade em uma esperança de aprender mais sobre si mesmo com os resultados. Pense claramente sobre cada pergunta e responda baseado em suas experiências.

  4. Saiba seus direitos. Os direitos do consumidor e da pessoa que está sendo testada inclui o direito de saber qual o objetivo da avaliação, o nome do teste, os resultados e o direito de vê-los, além de saber quem terá acesso a essas informações. Empregadores podem interpretar os resultados de seu teste de qualquer maneira que melhor os sirva.

    Peça para ver os resultados (stop sign smell the smart image by robert mobley from Fotolia.com)
  5. Perceba que os resultados não devem ser levados tão a sério. Os testes avaliativos são feitos para que o empregador conheça melhor o possível empregado e para que sejam convenientes para o empregador. Permaneça flexível em seu pensamento, se você não for contratado.

Loading...

Dicas

  • Tire de antemão quaisquer dúvidas sobre o teste. O que você está pensando é de interesse do empregador e revela informações sobre você. Fale com outros profissionais da área e veja o que eles mais valorizam em um empregado.

Aviso

  • Tentar "vencer" o teste irá ser um tiro pela culatra, se você apresentar-se como alguém que não é.
  • A negação da empresa em divulgar seus resultados com você - mesmo se você for contratado - é algo anti-ético e deve ser considerado, caso você planeje aceitar o emprego.
  • Desconfie de um empregador que use os resultados de testes como o fator mais importante contratação.

Referências

Loading ...
Loading ...