Mais
×

Como preparar tofu firme e crocante como em um refogado chinês

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você nunca trabalhou com tofu antes, ele pode ser um pouco misterioso de se cozinhar. Ele parece não ter gosto nem cheiro, e vem submerso em um líquido. O tofu não é totalmente diferente da carne quando se trata de sua preparação. Existem muitas maneiras diferentes de se cozinhar tofu, mas se você for utilizá-lo em um refogado, o ideal é que ele fique crocante.

Instruções

Primeiro cozinhe o tofu, depois, prepare o resto do refogado (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Aqueça a panela wok em fogo médio.

  2. Corte o tofu enquanto a panela estiver aquecendo. Caso consiga encontrar, prefira utilizar tofu extra-firme. O formato original não é tão importante, mas para fazer um prato em estilo chinês ou tailandês, corte o tofu em retângulos de 2,5 cm x 0,5 cm, com cerca de 0,5 cm de espessura. Uma espessura média como essa vai garantir que ele fique crocante por fora e macio por dentro.

  3. Derreta a manteiga na panela wok quente.

  4. Com cuidado, coloque as tiras de tofu na panela quando a manteiga tiver derretido quase por completo.

  5. Mexa o tofu por alguns minutos e adicione algumas pitadas de sal kosher.

  6. Quando o tofu tiver ficado com uma coloração marrom clara, salpique um pouco de molho de soja. No refogado provavelmente haverá um outro molho com um sabor diferente, mas o molho de soja diferenciará o tofu dos outros ingredientes em relação ao sabor. Cozinhe o tofu por tempo suficiente para que fique dourado.

  7. Quando o tofu estiver pronto, tire-o da panela wok para drenar a água. Caso essa seja a mesma panela que você utilizará para o resto do refogado, deixe-a esfriar e limpe-a antes de cozinhar o resto dos alimentos, para que o sabor do molho de soja não penetre em nenhum dos outros legumes.

  8. Adicione o tofu ao refogado após ter cozinhado todos os outros ingredientes para ajudar a conservar seu sabor distinto.

Dicas

  • Dependendo do seu gosto pessoal e dos resultados obtidos, poderá ser necessário adicionar mais 1/2 colher de sopa de manteiga.
  • Armazene o tofu restante que não foi cozido em um recipiente hermético cheio de água.

O que você precisa

  • Panela wok
  • Tofu firme ou extra-firme
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Sal kosher
  • Molho de soja
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article