×
Loading ...

Prepare uma festinha de 1 ano gastando pouco

Getty Premium

Introdução

Depois de um ano de muitas surpresas e aprendizados, seu bebê faz aniversário e tudo o que você quer é comemorar com a família e os amigos. Atualmente, há diversos buffets para as festas de um ano, mas nem sempre o orçamento oferecido casa com sua expectativa de gasto. Então, mãos à obra para preparar uma bela festa para seu filho ou filha sem gastar muito. O importante é comemorar entre pessoas queridas. Invista em uma bela decoração e em quitutes de qualidade e a diversão estará garantida.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Local

Ao estabelecer o número de convidados, você define também o local da sua festa. Se for algo bem pequeno, faça na sua casa mesmo. Delimite um espaço e deixe os convidados à vontade. Se tiver um salão de festas no seu prédio, você pode alugá-lo e fazer algo maior. Assim, gastará menos do que em um buffet, por exemplo. Há clubes e entidades que também têm espaços que você pode utilizar caso precise de uma área maior. Faça o orçamento e veja qual se encaixa no planejamento da sua festa.

NA/Photos.com/Getty Images

Decoração

A primeira impressão é a que fica. Então, capriche na decoração de sua festa, seja a sala da sua casa ou o salão de festas do prédio. Você pode escolher um tema para a festa para facilitar a decoração ou ainda deixar tudo bem colorido, com a cara das crianças. Espalhe bexigas pela sala ou salão. Você pode colocá-las atrás da mesa principal, nas pilastras, como enfeite das mesas (presas em um canudo, dentro de um vasinho) e ainda no teto. Cole fitilhos coloridos (fitas estreitas usadas para atar embrulhos) na bexiga e grude-as no teto. O efeito é bem bonito.

Comstock/Comstock/Getty Images

Fotos

Além das bexigas, as fotos do seu filho, ao longo de seu primeiro ano de vida, também podem fazer parte da decoração. Você pode preparar um painel com cartolina e isopor, enchê-lo de fotos e grudá-lo na parede, seja atrás do bolo ou próximo da entrada dos convidados. Pode ainda espalhar varais pela área do aniversário e pendurar as fotos. Se preferir, faça uma linha do tempo em uma parede e vá colocando as fotos do bebê, quando nasceu, quando tinha um, dois, cinco meses. Se quiser um efeito ainda mais bacana, amplie algumas fotos. Você pode colocar uma bem grande na entrada. Faça uma moldura de papelão com cartolina, pinte, encha de estrelinhas. Use a criatividade.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Mesas

Você pode apenas espalhar cadeiras pela sua sala, próximas à mesa do bolo ou, se tiver espaço, colocar mesas de plástico para os convidados. Cubra-as com uma tolha bacana. Para não gastar, compre TNT (tecido não tecido) em lojas de artesanato de cores variadas e forre as mesas. No centro, você pode fazer um enfeite, com um vasinho de papelão. Coloque balas, flores de pano, um canudo com bexiga. Ou ainda faça um porta-retrato e coloque a foto do aniversariante. Você pode usar papelão, um plástico resistente ou qualquer material que vier à sua cabeça. Inove.

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Mesa principal

A mesa do bolo tem de ser a mais bonita da festa. Para chamar a atenção dos convidados e garantir boas fotos. Nela, coloque uma toalha da cor da decoração ou do personagem-tema da festa. Se o bolo ficar na geladeira até a hora do parabéns, deixe doces sobre a mesa. Podem ser brigadeiros e beijinhos em forminhas coloridas. Espalhe balas coloridas, coloque marshmallows e confetes em potes de vidro ou em copos transparentes e espalhe-os pela mesa. Balas de coco bem embrulhadas também colaboram para a beleza da mesa principal. São, geralmente, baratas e uma delícia.

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Saquinhos de doces

Você pode deixar em um canto da sala ou do salão uma pequena mesa com doces que servirão de lembrancinhas. Deixe saquinhos transparentes, potes com balas, confetes, pirulitos e até alguns brinquedinhos (como apitos e para fazer bolhas de sabão). Ao lado dos potes, deixe colheres e pegadores para que os convidados se sirvam. Assim, na hora de ir embora, cada criança faz seu saquinho, leva os doces como lembrancinhas e sai feliz da vida. Se preferir, deixe os saquinhos montados e entregue-os no final da festa. Dependendo do seu talento, pode fazer adesivos com o nome e a foto do seu filho e colar nas bolsinhas.

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Lembrancinhas

As lembrancinhas de aniversário são um prato cheio para você exercitar sua criatividade e, de quebra, gastar menos. Você pode personalizá-la. Escolha um chocolate, como o Batom, e encape-o com um papel personalizado com o nome do seu filho. Você pode fazê-lo no computador mesmo. Faça vasinhos com flores de pano e entregue-os aos convidados. Neles, cole um adesivo com o nome do aniversariante e a data da festa. Você também pode aproveitar potes de papinhas, enchendo-os de confetes ou jujubas. Encape com um pano colorido a tampinha, cole o nome do seu filho e, pronto! Mais uma lembrancinha personalizada e barata.

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Comida

O que você vai servir na festa é tão importante quando a decoração. E, da mesma forma que ela, pode ser mais simples e barato. Se a festa for pequena, compre alguns salgadinhos ou prepare sanduíches. Você pode fazer um de metro e cortá-lo ou preparar lanches individuais. Faça lanches naturais ou com patê. Também sirva amendoins variados, em potinhos. Para as crianças, faça cachorro quente e pipoca. Você pode, ainda, contratar um buffet para servir em sua casa. É mais caro do que preparar toda a comida, mas mais barato do que fazer a festa toda em um buffet.

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Doces e bolo

Prepare o bolo e os docinhos de acordo com a sua festa, preparando-os em casa ou encomendando-os. Se fizer tudo você mesmo, conseguirá economizar bastante. Use a criatividade para preparar um cardápio que agrade a todos. Faça brigadeiros, cajuzinhos, beijinhos todos em casa. Você pode colocá-los em forminhas coloridas ou em copinhos transparentes e servi-los com uma pequena colher. Sirva esses docinhos junto com o bolo, após o parabéns. Você também pode deixá-los na mesa principal para enriquecer a decoração. Não se preocupe se as crianças resolverem furtar um ou outro brigadeiro. Faz parte da festa.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Bebidas

Bebidas alcoólicas são mais caras e não combinam com festas de criança. Então, se quiser uma festa mais barata, risque as cervejas da lista. Compre ou faça sucos naturais e sirva-os junto com os refrigerantes. Ofereça também água aos convidados. Se a festa for temática, pode fazer bebidas que combinem com a decoração, como muitos sucos coloridos para uma festa de verão. Compre copos de plástico para servir as bebidas. Assim, você evita que as crianças se machuquem com os copos de vidro da sua casa. No quesito segurança, não dá para economizar.

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Convites

Os convites para festas de um ano também são variados e podem custar pouco ou muito, de acordo com sua preferência. Você pode fazê-los usando sua criatividade e levá-los em mãos para seus amigos. No entanto, na era da internet, não há nenhum problema em enviar um e-mail convidando amigos e família. Se a festa for pequena, basta uma ligação com, pelo menos, uma semana de antecedência. Selecione bem os convidados. Quanto mais íntimos forem os convidados, mais simples e tranquila será sua festa.

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Brinquedos

Se você faz questão de brinquedos, pode fazer o orçamento da locação de alguns para festas infantis. As empresas geralmente levam e montam toda a estrutura de acordo com o que você pedir, como cama elástica, piscina de bolinha. Você também pode montar um cantinho na festa e encher com os brinquedos do seu filho. Se tiver espaço e recursos, monte um videogame para as crianças maiores e deixe-as se divertindo ao longo da festa. Tome apenas o cuidado de não deixar nenhum brinquedo com peças pequenas no espaço, para que nenhuma criança menor se machuque ou as engula.