Prescrição de fluticasona para asma em gatos

A fluticasona oferece benefícios para felinos e seus donos

medicine spray for treating asthma isolated image by dinostock from Fotolia.com

A fluticasona é um medicamento inalatório que contém corticosteroides. Ela é um medicamento popular desenvolvido para reduzir a inflamação das vias aéreas de humanos causada pela exposição a vários irritantes e alérgenos presentes no ar. A droga tem se mostrado eficaz no mundo da medicina veterinária como tratamento da asma felina.

Benefícios

A fluticasona oferece vários benefícios para felinos e seus donos. A medicação é tão efetiva no tratamento de asma felina quanto os esteroides orais como a prednisona, que é conhecida por causar uma variedade de efeitos colaterais indesejáveis. Devido aos avanços no processo de administração de inalantes para felinos, a fluticasona é muito mais fácil de ser dada pelos seus donos do que as tradicionais formas de medicamentos como a pílula oral e líquidos. Os medicamentos inalantes são menos evasivos e menos doloridos que as drogas intravenosas.

Uso

Graças à criação de um produto conhecido como AeroKat, desenvolvido pela Trudel Medical International, administrar doses de fluticasona em gatos é relativamente fácil. Se o AeroKat não estiver disponível na clínica veterinária, ele pode ser encomendado online. O AeroKat consiste em uma máscara designada a encaixar na face do felino e uma câmara que é presa firmemente ao inalador de fluticasona. Após colocar a máscara na face do animal, aplique o inalador apenas uma vez. Deixe a máscara no gato até que ele respire de dez a 15 vezes, permitindo que toda a dose seja inalada.

Efeitos colaterais

A fluticasona não é isenta de efeitos colaterais, mas eles são considerados leves. Uma condição chamada de dermatite de contato pode ocorrer, que consiste em coceira e desconforto. Uma tosse é normal durante os primeiros dias de uso, mas se ela persistir, consulte o veterinário.

Considerações

A fluticasona leva de sete a dez dias para alcançar a efetividade plena nos felinos. A medicação deve ser administrada somente quando a máscara estiver bem segura na face do gato, cobrindo completamente o nariz e a boca, e certificando-se que ela encaixe confortavelmente. Para evitar uma inesperada falta do medicamento, os donos devem manter um diário descrevendo todas as doses administradas. Isso permitirá controlar a quantidade restante de fluticasona e providenciar o refil a tempo.

Avisos

Os gatos que sofrem de qualquer tipo de doença cardíaca devem ser monitorados de perto quando em uso de fluticasona, já que os riscos de complicações existem. Para preveni-las, relate todos os efeitos colaterais ao seu veterinário assim que ocorrerem, mesmo aqueles que parecem leves.

eHow Brasil
×