Mais
×

Presente de Natal caseiro: bombom de chocolate com sal marinho

Caramelo de chocolate e sal marinho
Courtney Dial

Introdução

Procurando um presente de Natal caseiro delicioso para dar aos familiares, amigos e vizinhos? Este doce de chocolate amargo com sal marinho é perfeito para as festas de fim de ano, sem falar que é super fácil de fazer! Siga estes passos para fazer um doce saboroso que todos vão amar.

Ingredientes para fazer o caramelo de chocolate e sal marinho
Courtney Dial

Ingredientes

Para fazer o bombom de chocolate e sal marinho, você vai precisar de 2 xícaras de açúcar granulado, 4 bastões de manteiga com sal, 3 xícaras de gotas de chocolate amargo e 3 colheres de sopa de sal marinho. Os materiais incluem termômetro para doces, assadeira de 25 x 40 cm com laterais de 1 cm, uma panela antiaderente e uma colher de pau.

Derreta a manteiga para o caramelo
Courtney Dial

Derretendo

Em uma panela antiaderente, derreta a manteiga em fogo baixo. Use uma colher de pau para mexer enquanto a manteiga derrete. Madeira é melhor — uma colher de metal ficaria quente demais.

Derreta os ingredientes para o caramelo
Courtney Dial

Derretendo

Coloque o termômetro para doces na lateral da panela e adicione o açúcar à manteiga derretida. O açúcar não vai se dissolver completamente (ele terá uma consistência de "lama"). Adicione uma pitada de sal e mexa com a colher de pau.

Derreta o açúcar e a manteiga
Courtney Dial

Derretendo

Aumente o fogo para médio ou médio-alto até que a mistura ferva. Depois, aumente o fogo para alto (mexendo constantemente com a colher). Mexa até que o termômetro chegue a 150ºC. Isso pode levar até 15 minutos.

Deixe o caramelo esfriar na assadeira
Courtney Dial

Passando para a assadeira

Forre uma assadeira com papel alumínio ou papel manteiga. Unte levemente com manteiga ou spray antiaderente. Despeje a mistura na assadeira e espalhe bem com a colher de pau. Deixe esfriar por meia hora.

Derreta o chocolate
Courtney Dial

Derretendo o chocolate

Aqueça o chocolate em uma tigela no micro-ondas até derreter totalmente. Espalhe-o sobre o caramelo (que deve estar morno, mas não quente). O chocolate deve se espalhar facilmente.

Adicione o sal marinho ao caramelo
Courtney Dial

Adicionando o sal marinho

Salpique sal marinho sobre a camada de chocolate (em até 30 minutos após despejar o chocolate, para que o sal grude sobre ele). Você também pode adicionar nozes picadas ou pedaços de balas de menta!

Quebre o caramelo em pedaços
Courtney Dial

Quebrando o caramelo

Deixe o caramelo e o chocolate esfriarem totalmente antes de quebrá-lo em pedaços. Você pode usar uma faca, um cortador de pizza ou simplesmente usar as mãos para quebrar o caramelo em pedaços rústicos e menores.

Embale o caramelo em caixas fofas
Courtney Dial

Embalando o bombom

Use caixas para doces com estampas natalinas para embalar o doce. Forre-as com papel encerado ou papel manteiga e preencha com alguns pedaços de caramelo. Este é um presente perfeito para essa época do ano!

Embale o caramelo para o Natal
Courtney Dial

Embalando o bombom

Experimente usar caixas de minibengalas doces ou até mesmo forminhas de cupcake para embalar o caramelo além das caixas para doces. Existem vários recipientes temáticos disponíveis em lojas de bolo ou de artesanato. Este presente definitivamente deixará as festas de fim de ano ainda mais felizes!