Como presentear alguém que acaba de concluir o doutorado

Escrito por margaret bryant | Traduzido por lean pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como presentear alguém que acaba de concluir o doutorado
É possível presentear com classe sem prejudicar o orçamento (NA/Photos.com/Getty Images)

Presentes para quem acaba de concluir o doutorado devem ser bem pensados e práticos, e não apenas uma recompensa por ter terminado seus estudos. Afinal de contas, não é a primeira vez que se graduam, e suas necessidades e desejos serão bem diferentes dos de seus pares universitários. Aqui vão algumas ideias para ajudar na transição da vida estudantil à vida pós-universitária ou eliminar um pouco do peso financeiro que podem sentir até que consigam um emprego.

Outras pessoas estão lendo

Enquadramento do diploma

Pagar para enquadrar o diploma é provavelmente uma tarefa de pouca importância aos recém-graduados devido a seu custo, mas é importante proteger aqueles que não são entregues em pastas próprias. Um enquadramento personalizado, incluindo a mão-de-obra, pode custar bem mais do que R$ 200, se for feito em uma loja de quadros ou de artes, pois como o tamanho do diploma não é um tamanho comum de fotografias, é preciso fazer uma moldura personalizada.

Canetas personalizadas

Vendidas em lojas de presentes finos e joalherias, as canetas personalizadas normalmente vêm em tons de ouro ou prata, e ainda permitem a reposição de tinta. Se o presenteado for passar bastante tempo trabalhando com papéis ou pesquisas, certamente gostará de ter sua própria caneta que não precisará emprestar a seus colegas.

Assinaturas de publicações

Os doutores, especialmente os das ciências exatas, em geral estão familiarizados com certas publicações que são relevantes em seus devidos campos. Se ele demorar para conseguir um emprego, é possível até mesmo utilizá-las para manter-se em dia com as novas pesquisas e descobertas da área.

Pague uma conta

A menos que o presenteado tenha tido a sorte de quitar a dívida de seu doutorado dando aulas em seu departamento, é provável que ele tenha acumulado uma certa dívida em empréstimos, cartões de crédito ou linhas de crédito pessoal. De acordo com um artigo da Forbes, 40% dos candidatos a um doutorado utilizam empréstimos para financiar seus estudos e costumam ter uma dívida média de R$ 74.871. Se você souber que ele não conseguiu um emprego depois da graduação, ajude pagando uma determinada conta por um mês, escolhida com base em seu próprio orçamento. Pode ser fácil também reunir um grupo de pessoas e juntar dinheiro suficiente para cobrir uma dívida mais alta caso creiam que é um motivo de preocupação do graduado.

Jóias escolares

Em geral, as graduadas costumam gostar de receber uma lembrança de sua vida acadêmica, como um bracelete ou pingente. Já os graduados costumam usar abotoaduras com o selo ou logotipo da universidade. As lojas da própria universidade podem ter esses itens folheados ou em ouro puro na coleção de produtos finos e você pode também procurar em lojas ou joalherias locais que vendam produtos autorizados.

Guarda-roupas

Ofereça-se para comprar um terno de boa qualidade ao novo doutor, que ele possa usar em entrevistas de emprego e conferências. Caso o orçamento seja baixo, financie parte do presente através de um vale-compras de uma boa loja de roupas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível