Presentes apreciados pelos chineses

Escrito por connie whiting | Traduzido por ana claudia bragé
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Presentes apreciados pelos chineses
Alguns presentes são tabus na China (http://www.flickr.com)

Na China, presentes são dados em diversas ocasiões. Deste modo, existem algumas regras de etiqueta a serem observadas quando se dá presentes a chineses. Por exemplo, o homenageado irá recusar o presente diversas vezes antes de aceitá-lo. Boas maneiras sugerem que, ao hospedar-se na casa de alguém, um presente seja dado ao anfitrião. Evite dar relógios, facas e outros objetos cortantes ou qualquer coisa múltipla de quatro. Esses presentes são considerados tabu na China. Os chineses valorizam qualquer presente, mas alguns são mais apreciados que outros.

Outras pessoas estão lendo

Presentes de negócios

Na China, dar presentes a pessoas envolvidas em um negócio é adequado, mas presentes individuais também são bem vindos. Ao presentear grupos de pessoas, os presentes devem ser do mesmo valor. Se um for mais caro, deve ser dado em particular. Os mas apreciados nos negócios são licores finos, calculadoras solares ou canetas. Nunca dê canetas de tinta vermelha, pois isso é um sinal de que a relação será rompida.

Presentes apreciados pelos chineses
Canetas são bons presentes, exceto as de tinta vermelha

Presentes de aniversário

A família é um fator importante para a sociedade chinesa, em especial para recém-nascidos e idosos, pois representam a família. Bebês de um mês ganham ovos pintados de vermelho. O vermelho representa felicidade e o ovo, vida. Outros presentes valorizados incluem diversos alimentos, mas o mais apreciado é dinheiro envolvido em papel vermelho. Na verdade, esses envelopes vermelhos com dinheiro são valorizados em outras situações também. Os adultos, em geral, não celebram aniversários antes dos 60 anos. Essa idade é reconhecida pelos chineses como um ano importante no ciclo da vida. A família dá uma grande festa e dá ovos, longos fios de massa, envelopes vermelhos com dinheiro e pães no formato de pêssego.

Presentes de casamento

Presentes de casamento valorizados podem parecer complicados para o mundo ocidental. Em geral, os presentes de casamento favoritos são aqueles grandiosos. Eles são dados pela família do noivo à família da noiva. Entre os desejados, está o fat cai, um tipo de musgo subterrâneo para alimentação. Todos os noivos gostam desse presente, pois traz fortuna. Outros presentes grandiosos são frutos do mar, flores, bolos de dragões fênix e jóias de dragão fênix. A lista é maior do que estes poucos itens, e os presentes têm algumas regras a serem observadas ao dá-los. Para mais informações, consulte os Recursos. Os envelopes de dinheiro também são bem vindos; como presentes de casamento, são chamados de dinheiro Li Shi e devem ser dados em combinações de nove.

Presentes não tradicionais apreciados

Presentes ocidentais são apreciados em todas as situações por chineses, desde que sejam itens que não podem ser comprados na China. Por exemplo, o chocolate chinês é diferente. Portanto, chocolates de alta qualidade do Ocidente são recebidos alegremente, pois não são encontrados na China. Outro itens tipicamente ocidentais, como roupas, alimentos típicos do local, vasos, etc, são boas escolhas para presentear chineses.

Dicas de presentes

Presentes são fundamentados em tradições culturais e, como tal, alguns que são comuns no Ocidente são tabus na China. Presentes na cor branca ou papel de presente branco são tabus. A cor branca remete a funerais na China e representa morte. O mesmo ocorre para flores. Crisântemos são restritos a funerais, e flores brancas não devem ser dadas como presente. Frutas como presentes são apreciadas, mas oferecer uma pera cortada é tabu, pois simboliza romper a amizade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível