×
Loading ...

Presentes de boa sorte em casamentos chineses

Atualizado em 17 abril, 2017

Apesar das noivas chinesas hoje alternarem entre vestidos tradicionais chineses e vestidos ocidentais durante o curso do casamento, os chineses ainda mantêm certos costumes sobre presentes de casamento. Cores, imagens, símbolos e números carregam significados específicos na cultura chinesa, o que irá impactar no tipo de presente. Escolha um presente que incorpora símbolos propícios para trazer boa sorte aos recém-casados ​​chineses.

O vermelho é a cor da harmonia, saúde e felicidade na China (Henry Gan/Photodisc/Getty Images)

Dinheiro

O presente mais adequado e popular em um casamento chinês é dinheiro, que é conhecido como "Li Shi". O costume chinês dita que você coloque o dinheiro em um envelope vermelho que leva um "Shuang shi", ou o caractere chinês escrito em caligrafia que significa a felicidade dobro. Adicione um trabalho artístico ou votos de boa sorte no lado de fora do envelope, se desejar. Como os chineses consideram números ímpares como presságios perigosos, costumam dar uma quantidade associada a um número par. Para ter sorte extra, selecione uma quantidade associada com o número 8, que simboliza fortuna, ou 9, que representa longevidade.

Loading...

Ouro e pedras preciosas

Membros da família imediata, muitas vezes, dão joias de ouro, que simbolizam a prosperidade, para a noiva durante a tradicional cerimônia matrimonial do chá. Os chineses consideram o jade como a pedra da realeza. Representando a virtude, saúde e pureza, o jade tem o poder de afastar os espíritos maliciosos. Os chineses consideram as duplas e pares como sorte. Dê bijuterias ou joias que vêm em pares, como brincos e prendedores de gravatas, feitos de jade ou de ouro para trazer boa sorte ao casal chinês.

Imagens

Enquanto o dragão simboliza a energia masculina ou o noivo, a fênix personifica a energia feminina ou a noiva. As aves grou unem-se para toda a vida, simbolizando o compromisso na cultura chinesa. Os peixes conotam a fertilidade e prosperidade. Cerâmica, tecidos, objetos de madeira e obras de arte que incorporam essas imagens em seus desenhos são presentes apropriados para um casamento chinês. Evite dar ventiladores de presente, porque a palavra chinesa para ventilador traduz como dispersão e não é um bom presságio para os recém-casados​​.

Cores e números

Os chineses percebem a cor vermelha como um símbolo para a saúde, paz e prosperidade. Uma tradicional noiva chinesa usa vestido vermelho e cobre o rosto com um véu vermelho. Cartazes de felicidade vermelhos são pendurados nas paredes do local da recepção do casamento e na entrada da casa dos recém-casados. Presentes de casamento vermelhos, como uma lanterna ou um nó chinês feito de uma única corda vermelha traz um bom presságio para o casal chinês. Evite dar presentes que sejam preto, azul escuro ou cinza, porque os chineses associam essas cores com a miséria e a morte. Evite também os objetos que vêm em conjuntos de quatro, porque a palavra para o número 4 em chinês soa como a morte. Conjuntos de oito, como oito copos ou oito peças de talheres, são considerados sorte.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...