×
Loading ...

Presentes tradicionais judeus

Atualizado em 17 abril, 2017

O judaísmo é a mais antiga das religiões. A língua hebraica foi uma das mais primeiras línguas faladas. Dentro da cultura judaica há uma grande seleção de itens simbólicos que compõem um papel vital nas tradições da fé. Cinco destes itens são o Talit, a Torá, o Menorá, o Tefilin e o Mezuzá. Devido ao simbolismo que os acompanha, eles são presentes excelentes e memoráveis para amigos e parentes judeus.

A estrela de Davi: um símbolo do judaísmo (star of david image by Pix by Marti from Fotolia.com)

Mantas de oração

O Talit é uma manta de oração judaica tradicional. Ela é usada tanto por homens como por mulheres judeus não ortodoxos. Este é um presente oferecido a pessoas após o Bar Mitzvah ou Bat Mitzvah. Ele é usado quando a oração da manhã está sendo praticada, e durante todo o tempo em que o sol é visível durante a semana. Ele não é usado à noite ou nos fins de semana. No entanto, há muitos costumes diferentes, dependendo da cultura na qual a pessoa está inserida, que podem mudar as ocasiões em que ele é usado. O termo Talit vem da palavra "vestido" em hebraico e um dos requisitos que precisam ser atendidos para que possa ser usado como uma manta de oração é que ele deve cobrir os ombros, não apenas o pescoço.

Loading...

Sefer Torá

A Torá é o livro sagrado dos judeus, e se refere aos cinco livros de Moisés. Um Sefer Torá é um pergaminho com as escrituras da Torá. É a escritura sagrada principal do judaísmo, e é lida por todos os membros da fé, o que o torna um bom presente para qualquer seguidor. Ele é lido tradicionalmente nas tardes de sábado, segundas e quintas-feira.

Mezuzá

O Mezuzá é um pequeno invólucro que comporta um pergaminho escrito à mão com a passagem "Shemá Israel". Mezuzás são tradicionalmente postos acima das portas de todas as casas judaicas, por isso é um bom presente para qualquer família. O posicionamento correto é no lado direito da porta, um pouco acima do meio do portal. O topo deve ser inclinado na direção da entrada, para abençoar todos que entram.

Tefilin

Um Tefilin é uma vestimenta tradicional usada por homens judeus. Ela é composta de duas caixas pretas com faixas pretas presas. Uma caixa é colocada na cabeça, e a outra no braço. Ele é usado para orações matinais. Este é o primeiro Mitzvah do qual os homens participam após o Bar Mitzvah, tornando o Tefilin um presente apropriado para homens judeus durante o tempo em que celebram seu Bar Mitzvah.

Menorá

O Menorá é um dos mais antigos símbolos da fé judaica. É um candelabro com sete suportes, um para cada dia do Hanuká. A luz representa a busca de Israel por paz e independência. Segunda a tradição, para cada dia de Hanuká, uma vela é acesa, até que todas sejam acesas. Este é um costume do judaísmo e o torna um presente apropriado para qualquer um que celebre esta data.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...