Saúde

O que faz a pressão arterial subir rapidamente?

Escrito por doug hewitt | Traduzido por maria cristina marques
O que faz a pressão arterial subir rapidamente?

Verifique a sua pressão arterial regularmente

morguefile

A pressão arterial alta é considerada como um risco para a saúde, mas quando o termo é utilizado em um sentido médico, significa que a pressão elevada não é temporária. A maioria das causas para o aumento rápido na pressão arterial não é necessariamente perigosa da mesma forma que a pressão arterial alta clínica seria, embora possa haver outros perigos. Entender o que faz a pressão subir rapidamente é importante para que se possa compreender os riscos associados.

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

A pressão arterial pode subir rapidamente tanto por motivos emocionais quanto psicológicos. Raiva e frustração podem causar aumentos repentinos. Mudanças na postura, como sair de uma posição reclinada para ficar de pé, podem causar aumentos na sua pressão arterial. Estimulantes legais ou ilegais também podem ter esse efeito. Fumar cigarros, que contêm nicotina, e beber café ou chá, que contêm cafeína, são exemplos do consumo de substâncias legais que podem causar o aumento da pressão arterial. A cocaína é uma droga que pode causar um aumento drástico, repentino e perigoso.

Efeitos

Para algumas pessoas, esse aumento repentino da pressão arterial pode causar tonturas e inconsciência temporária. É por isso que algumas pessoas desmaiam quando ficam de pé de repente. Enquanto o aumento em si não é perigoso em termos de levar a ataques cardíacos, a baixa após os desmaios pode ser extremamente perigosa. As elevações temporárias devido ao uso de tabaco e cafeína também não não perigosas nesse sentido, mas sim quando são mantidas pelo consumo dessas substâncias. Em alguns casos, não é o aumento repentino que oferece perigo - é a elevação a longo termo da pressão arterial que causa o aumento dos riscos.

Aviso

A cocaína é uma droga que pode causar um aumento da pressão arterial tão rápido e de nível tão elevado que é capaz de levar a insuficiência cardíaca por si só. Qualquer droga, legal ou ilegal, que cause elevação extrema da pressão sanguínea é extremamente perigosa e pode causar insuficiência cardíaca.

Conceitos errôneos

Muitas pessoas acham que a pressão arterial é uma constante. Na verdade, a pressão arterial de um indivíduo varia. Ela pode mudar de acordo com a parte do dia, a postura dessa pessoa, o tipo de refeição que ela escolhe e vários outros fatores. Assim como a temperatura corporal, costuma-se fazer uma média da pressão arterial, mas, em qualquer momento específico do dia, pode-se obter uma leitura diferente.

Benefícios

Existe uma causa para o aumento repentino da pressão sanguínea que pode ser saudável, e é o exercício. Correr em uma esteira, por exemplo, fará a pressão subir repentinamente. Mas enquanto o exercício for feito com moderação - como rotinas de exercício que começam de modo leve e progridem em direção a exercícios mais vigorosos - ele acabar por conduzir a um corpo saudável, especialmente se você conseguir se manter nessa rotina.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media