on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como prestar homenagem caso não possa comparecer ao velório

O falecimento de um amigo ou ente querido é uma situação que deve ser lidada com respeito e cuidado. Sobretudo, isso se aplica à impossibilidade de homenagear o falecido pessoalmente no velório ou funeral. Fazer sua homenagem à pessoa querida que partiu pode ser feito de forma simples mas ainda assim atenciosa.

Instruções

Dar o adeus a uma pessoa querida à distância pode ser feito de forma respeitosa com apenas alguns gestos (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

    Ofereça compaixão e assistência

  1. O envio de um cartão de condolências aos familiares do falecido é uma forma atenciosa de mostrar que você está pensando neles durante esse momento. Você pode fazer com que a mensagem do cartão fale por você ou, então, é possível escrever a sua.

    Loading...
  2. Dê um telefonema para os familiares. Expresse sua mais profunda compaixão e faça com que saibam que você está pensando neles e orando por eles nesse momento. Um simples gesto como esse é bem recebido por uma família que está em luto.

  3. Em muitas culturas, os amigos mais próximos e os membros da família oferecem ajuda com os preparativos do funeral. Geralmente, por educação, a família recusará a oferta. Entretanto, existem outras maneiras de ajudá-los. Gestos simples incluem preparar as refeições, oferecer apoio e escutar atenciosamente conforme eles lidam com a morte do ente querido.

    Presentes para homenagear o ente querido

  1. Encomendar um belo arranjo ou coroa de flores para ficar exposta durante o funeral é um gesto atencioso ao qual todos ficarão gratos. Mas lembre-se de levar em consideração as preferências do falecido. Caso a pessoa tivesse uma cor ou flor preferida, homenageie-a considerando essas preferências.

  2. Caso você seja uma pessoa criativa, escreva um poema ou uma mensagem para ser lida no funeral para homenagear o falecido caso não possa comparecer à visitação ou velório. Essa é uma forma extremamente pessoal de homenagear a vida do falecido.

  3. Ao invés dos arranjos florais, algumas famílias pedem para que doações sejam feitas para a instituição de caridade a qual o falecido apoiava. Neste caso, seria bastante respeitoso enviar uma doação à instituição específica. Não importa o valor, tenha em mente que você está homenageando o falecido e respeitando as vontades dele.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...