Comportamento

Prevenção de doenças em gado leiteiro

Escrito por christien aguinaldo | Traduzido por eduardo chagas
Prevenção de doenças em gado leiteiro

Gado leiteiro está sucestivel a várias doenças, que podem ser prevenidas através de vacinação

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Doenças em gado leiteiro podem acabar completamente os lucros comerciais da noite para o dia, como tendem a se espalhar rapidamente. O primeiro passo para manter o gado saudável e também garantir produção adequada de leite é seguir estritamente as vacinações e programas de saúde para prevenir doenças comuns.

Doenças clostridiais e prevenção

Muitos tipos de doenças clostridiais podem afetar o gado e são causadas primariamente por bactérias. Água Vermelha, enterotoxemia, carbúnculo, tétano e doença da comida em excesso são exemplos comuns. Essas bactérias estão predominantemente presentes no trato intestinal e solo, e são dormentes. Apesar disso, sob condições favoráveis ao crescimento, elas se multiplicam e soltam toxinas prejudiciais, que destroem tecidos e podem resultar na morte do gado. A maioria dessas doenças podem ser prevenidas através de vacinação. A vacina Covexin 10 é efetiva para prevenir doença negra, canela preta, edema maligno e gangrena gasosa. A Clostridium perfringens tipo A toxoide é uma vacina licenciada para controlar várias síndromes de gado. Antitox Tet e Clostratox são alguns exemplos de produtos de antitoxina que ajudam a prevenir doenças clostridiais mortais.

Podridão do casco e prevenção

A podridão do casco causam claudicação e inchaço no casco do gado e ocorre devido a abrasão ou ferimentos no pé. Isso afeta a produção e resulta na perda de produção de leite. Apesar de raramente ser fatal, o tratamento é bem caro. O Fusogard é efetivo e previne a podridão do casco.

Doenças reprodutivas e prevenção

Doenças virais e bacteriais que resultam em falhas reprodutivas estão entre os problemas mais caros para fazendas leiteiras. A vibriose, disseminada entre vaca e boi durante o acasalamento, resulta na destruição do embrião em estados inciais, e por isso precisa acasalar repetidamente. A inseminação artificial tem chances reduzidas de incidentes da doença. A leptospirose, causada principalmente em climas úmidos e quentes, é encontrada nos fluidos corporais e urina de animais infectados. O Bacilo de Calmette-Guérin (BCG) pode ser administrado de duas a quatro semanas antes do acasalamento, para prevenir leptospirose e vibrioses e também proteger o gado de várias outras doenças reprodutivas. A leptospirose também pode ser prevenida com uma vacina contendo a estirpe L. Hardjo-bovis do vírus.

Doenças respiratórias e prevenção

Doenças respiratórias bovinas (DRB), rinotraqueite infecciosa bovina (RIB), diarreia viral bovina (DVB - Tipo 1 e 2), vírus sincicial respiratório bovino (VSRB) e parainfluenza Tipo 3 (PI3) causam doenças respiratórias, enfraquecem o sistema imunológico, reduzem a produção de leite, afetam a reprodução e também resultam em doenças neonatais e abortos. Dependendo de quando gado for infectado, o resultado pode variar de defeitos congênitos, problemas de fertilização e até morte. A vacinação pré-acasalamento com RB51 previne perdas reprodutivas devido a essas infecções.

Diarreia e prevenção

A diarreia causada por infecções virais ou bacteriais e afetam bezerros que não tem sistemas imunológicos fortes. Administrar a vacina Poliguard a vaca prenha 16 semanas antes do parto pode ajudar a passar a proteção ao bezerro recém-nascido através do colostro. Uma dose de Poliguard é recomendada 4 semanas antes do parto durante o primeiro ano. Durante anos seguintes, vacine uma vez com Poliguard de oito a dez semanas antes do parto. Bezerros recém-nascidos também podem tomar Poliguard oralmente para prevenir essa infecção.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media