Prevenção para doenças virais

Escrito por kristina paglio | Traduzido por lucas moreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

As doenças virais estão entre as que se espalham de uma pessoa para outra, que se desenvolve quando um vírus entra no organismo, invade as células saudáveis ​​e se replica. Às vezes, um vírus pode sofrer uma mutação durante o processo de replicação, tornando mais difícil para o corpo combatê-lo. Os vírus dependem de outros organismos vivos para sobreviver e são difíceis de remover, uma vez já acomodado no corpo de uma pessoa. Poucos medicamentos o combatem, o que torna o sistema imunológico do organismo a melhor proteção contra a infecção.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Os vírus variam de gravidade, fazendo com que alguns tenham condições ameaçadoras. Eles têm vários grupos em que são classificados com base na forma, comportamentos e outras características comuns. Por exemplo, o grupo dos picornavírus incluem rinovírus, que causam o resfriado comum, ou os papovavírus, que inclui o vírus do papiloma conhecido para as mulheres como HPV. Vírus mais graves, como HIV e hepatite C, ficam no grupo de vírus conhecidos por gerar seu próprio DNA, permitindo que eles se reproduzam repetidamente dentro do corpo.

Transmissão

Os vírus são transmitidos de uma pessoa para outra através do toque, respiração, mordidas e contato com fluidos corporais (saliva, sangue, sêmen ou excrementos). A forma mais comum de transmissão é através da inalação de gotículas de um vírus no ar que você respira. Os objetos compartilhados, tais como colheres, copos, maçanetas das portas e lápis que foram expostos podem levar gotas de um vírus de pessoa para pessoa. Insetos e animais podem transmitir vírus ao picar um humano ou outro animal. O contato direto com fluidos corporais podem causar a transmissão do vírus, mas apenas quando certas condições acontecem. O contato direto exige que uma quantidade significativa de fluido do corpo esteja presente, a pessoa quem tem contato direto com o fluido, ter um ponto de entrada para o vírus entrar no corpo (cortes, arranhões, olhos, boca) e ser susceptível à vírus.

Efeitos

Os vírus causam doenças e desconforto para o doente, muitos deles costumam ser temporários e, geralmente, não ameaçam a vida. Os efeitos de um vírus podem incluir sintomas como desidratação, náuseas, vômitos, febre alta e fraqueza. Vírus como o da gripe não podem ser curados com medicamentos, mas seus efeitos podem ser mantidos sob controle até finalmente desaparecerem. Vírus, como cepas de hepatite, HIV e herpes, não desaparecem. Seus efeitos são sentidos por toda a vida pela pessoa infectada, às vezes resultando em morte.

Prevenção

Seguir passos simples pode reduzir muito o risco de contrair um vírus. Use curativos para cobrir arranhões, cortes ou feridas abertas em todos os momentos. Nunca comer, beber, tocar sua boca, nariz ou olhos antes de lavar as mãos e evitar manipulação de canetas, lápis e outros itens que pertençam a outros. Nunca beber de recipientes de outra pessoa ou comer com os utensílios sujos de outras pessoas. Lavar as mãos frequentemente é altamente recomendado, com sabão e água quente corrente ou um gel à base de álcool desinfetante.

Limpando

Produtos à base de alvejantes são extremamente eficazes em matar 99,9% dos germes e vírus. Se o custo dos produtos de limpeza à base de alvejante é um problema, uma xícara e meia de água sanitária para um litro de água fresca vai limpar com a mesma eficácia. Você pode adicionar algumas gotas de detergente na mistura para uma maior consistência. A limpeza regular é recomendada para maçanetas, pias de banheiro, vasos sanitários e potes de escova de dentes em um esforço para reduzir as chances de contrair uma gripe ou o resfriado comum.

Considerações

Mais informações podem ser obtidas por vários meios, incluindo a internet, em relação à prevenção de doenças transmissíveis, sinais e sintomas de infecção e fontes virais. Consulte um médico se você estiver se sentindo mal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível