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Prevenindo cabelos brancos: alimentos que contêm catalase

Os pesquisadores da Universidade Johannes Gutenberg e da Universidade de Bradford descobriram que os cabelos brancos são causados ​​pelas grandes quantidades de peróxido de hidrogênio que se acumulam nos folículos capilares, clareando o cabelo e impedindo a melanina de sintetizar pigmentos. De acordo com o Instituto de Saúde dos EUA (National Institute of Health), a quantidade de peróxido de hidrogênio no corpo deve ser reduzida por enzimas antioxidantes, como a catalase, que quebram o elemento em água e oxigênio. Muitos alimentos contêm catalase, e incluí-los em sua dieta pode prevenir ou combater as consequências do envelhecimento, como cabelos cabelos brancos.

Casal de idosos preparando legumes (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Bife de fígado

O bife de fígado possui altas concentrações de catalase, e é um dos melhores alimentos para quebrar o hidrogênio que causa os cabelos brancos. Ele também é rico em proteínas, vitamina A, ferro e zinco, mas contém muita gordura trans e colesterol, que pode ser prejudicial à saúde. Incluir porções limitadas de bife de fígado à sua dieta, juntamente com frutas e legumes que contêm catalase, é a melhor maneira de combater os cabelos grisalhos, e, ao mesmo tempo, manter a saúde do coração.

Fígado (Eising/Photodisc/Getty Images)

Vegetais

Os abacates são uma fonte rica em catalase, mas possuem uma quantidade de gordura muito alta para serem consumidos com frequência. De acordo com o Centro de Ciência a favor do Interesse Público (Center for Science in the Public Interest), instituição americana, as batatas-doce contendo catalase são os vegetais mais nutritivos. Todas as batatas, na verdade, são uma fonte barata de catalase. Outros vegetais ricos incluem o alho-poró, cebolas, rabanete, couves, cenoura, espinafre, pepino, nabo, aipo e repolho-vermelho, enquanto a abobrinha contém uma quantidade menor.

Abacate (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Frutas

Abacaxi, cerejas, damasco, bananas, melões, quiuí e pêssegos possuem a concentração mais alta de catalase dentre todas as frutas, se consumidas frescas e cruas, já que o calor diminui a atividade da enzima. Alimentos processados contêm menor concentração de catalase. Maçãs, peras e uvas contêm um pouco da proteína, mas não tanto quanto as demais frutas.

Tigela de frutas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Outros

Embora todas as células vegetais contenham catalase, algumas possuem uma maior concentração do que as outras. Plantas novas, recém-germinadas, como os rebentos de trigo, lentilhas, trevo, couve-de-Bruxelas e os brotos de plantas verdes escuras contêm muito mais catalase do que as mais antigas. Sementes de girassol, levedura, queijo e produtos lácteos contêm uma quantidade menor da enzima. Suplementos podem ser consumidos, mas eles não são eficientes como os alimentos frescos, integrais. Ingerir suplementos como manganésio, cobre, zinco e selênio ajuda o corpo a produzir mais catalase.

Couve-de-Bruxelas (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
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