Como prevenir uma cirurgia de pele após realizar uma cirurgia bariátrica

Escrito por jisel perilla | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como prevenir uma cirurgia de pele após realizar uma cirurgia bariátrica
Existe o risco de haver pele frouxa ou sobrando após a realização de uma cirurgia bariátrica. Saiba como tentar evitar o problema (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Apesar de normalmente não ser perigosa, a pele frouxa ou pendurada pode ser desconfortável, embaraçosa e um efeito colateral indesejável da cirurgia bariátrica. Entretanto, a verdade é que você provavelmente ficará com um pouco de pele frouxa após a cirurgia devido à rápida perda de peso. Pacientes que querem evitar uma dolorosa (e muito cara) visita ao cirurgião plástico após a operação vão querer dar ênfase especial na dieta e nos exercícios para reduzir a presença desse problema.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Como evitar cirurgia de pele após uma cirurgia bariátrica

  1. 1

    A pele é mais elástica e flexível quando você é jovem. A decisão de se submeter a uma cirurgia bariátrica nesse período da vida aumenta a probabilidade da pele se manter firme e justa, diminuindo a necessidade de tratamentos como estreitamentos ou dobras, sustentações de áreas do corpo e outros procedimentos cirúrgicos.

  2. 2

    Exercícios de tonificação e reforço são particularmente importantes após a cirurgia bariátrica. Quando um indivíduo perde muito peso de forma rápida, o tônus muscular é normalmente perdido. A pele tende a ficar frouxa se não houver tônus muscular suficiente abaixo dela. Para preservar e construir esse tônus e manter a pele firme e justa, é importante fazer exercícios de tonificação e reforço tais como levantamento de peso, treino de resistência, pilates ou ioga pelo menos quatro vezes por semana.

  3. 3

    Para manter a pele saudável e firme é importante consumir muitas vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais. Coma muito peixe, frutas, vegetais, nozes e complexos de carboidratos.

  4. 4

    Beber pelo menos 6 ou 8 copos de água diariamente ajuda a manter sua pele hidratada. A pele hidratada é menos propensa a ficar frouxa que a desidratada.

  5. 5

    Isso pode parecer impossível após uma cirurgia bariátrica, pois o estômago normalmente é reduzido ao tamanho de uma noz. Entretanto, é importante que os pacientes comam entre 5 a 8 pequenas refeições diárias. Mesmo que você não seja capaz de comer grandes quantidades de cada vez, fazer diversas pequenas refeições no dia vai garantir a obtenção de suas necessidades nutricionais e a ingestão suficiente de alimentos. Quando a perda de peso é muito rápida, sua pele não será capaz de suportar sua mudança de forma, resultando em flacidez e afrouxamento.

    Apesar de você querer perder o peso o mais rápido possível, lembre-se de que perder 36 kg em 4 meses provavelmente vai lhe deixar com pele frouxa que vai necessitar de cirurgia plástica.

Dicas & Advertências

  • Apesar de treinos de cardio e de força ajudarem a reduzir a indesejável pele pendurada após uma cirurgia bariátrica, a genética também desempenha seu papel. Se você tiver predisposição a ter estrias e pele solta, a realidade é que talvez possa ser impossível prevenir esse problema de pele pós-cirúrgico, independentemente da quantidade de exercícios que você pratique.
  • Além disso, quanto maior você for, maior será a probabilidade de ter pele frouxa balançando após a perda de peso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível