Mais
×

Como prevenir doenças em cães

Uma preocupação que todo dono deve ter com seu animal de estimação é sobre as condições de saúde do seu melhor amigo. Entre as doenças mais comuns estão as infectocontagiosas, que são altamente transmissíveis. A cinomose é um exemplo de doença transmitida por vírus que atinge apenas os cães. Seu animalzinho pode apresentar quadro de diarreia, conjuntivite e febre alta. Outro tipo comum de enfermidade animal são as doenças alérgicas, transmitidas por insetos, como a pulga. E também doenças do metabolismo, que podem ser originadas por tendências genéticas. São exemplos comuns a diabetes e a obesidade animal. Saiba como prevenir seu animalzinho dessas e de outras doenças comuns em cães.

Saiba como prevenir as doenças mais comuns em seu caozinho (AnetaPics/iStock/Getty Images)

Vacinação

No caso especificamente dos cães, a maior parte das doenças ocorre por falta das vacinas básicas. Por isso, é fundamental levar seu animalzinho com frequência ao veterinário. A maior parte das doenças pode ser prevenida com a atenção cuidadosa dos donos. Doenças infectocontagiosas, como a cinomose, por exemplo, são prevenidas por vacinas que o cão deve tomar durante toda a vida. É o mesmo tipo de prevenção de doenças como a parvovirose e a leptospirose.

A vacina é a melhor forma de prevenir doenças graves no seu caozinho (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)

Cuidados com a alimentação

Outra medida é cuidar muito bem da água e da alimentação do cachorro. Evite deixar a comida exposta por muito tempo. E troque a água todos os dias. Além de evitar fungos e vermes, o cuidado com a comida ajuda a prevenir o cão de doenças, como a leptospirose, que é transmitida por ratos e camundongos. Evite também oferecer ao cachorro comidas que você coma, como a borda da pizza, por exemplo. Esse tipo de comida dificulta a digestão do animal e pode irritar o estômago dele. Uma forma de ludibriar seu cão na hora da refeição é oferecer biscoitos caninos quando ele "pedir" um pedaço da sua comida na mesa.

Deve-se cuidar muito bem da água e da alimentação do cachorro (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Doenças alérgicas

Uma prática que ajuda a evitar doenças em cães é ter especial atenção sobre as áreas em que seu animal frequenta. Locais com infestação de insetos, especialmente pulgas e baratas, podem ocasionar doenças alérgicas. A melhor forma de combate desse tipo de doenças é controlar a infestação de insetos no ambiente e no corpo do cão. O cachorro que fica doente por conta da picada da pulga, por exemplo, apresenta lesões triangulares na parte dorsal do corpo e muita coceira. A melhor forma de prevenir doenças alérgicas é evitar expor seu animal a áreas de contágio e usar repelentes, que devem ser indicados por um veterinário.

Tenha cuidado ao expor seu cão a locais com possível infestação de insetos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Alimentação e exercícios

As doenças do metabolismo, tão comuns em humanos, também afetam os animais. Seu cãozinho pode apresentar doenças como diabetes e obesidade. A melhor forma para ajudar a prevenir tais doenças é cuidando da dieta do seu animalzinho. Os cães devem ser expostos a uma dieta de qualidade, que seja servida regularmente nos mesmos horários. A ração é o tipo de alimentação ideal. Mas é possível complementar a refeição canina com alimentos como cenoura e abobrinha, que são ricos em vitaminas. Exercícios físicos regulares ajudam seu cão e melhorar o metabolismo e previnem a obesidade.

Exercícios físicos ajudam a prevenir a obesidade animal (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article