Saúde

Como prevenir doenças transmitidas pela água

Escrito por contributing writer | Traduzido por ellen zanelato
Como prevenir doenças transmitidas pela água

Apesar dos perigos que essas doenças apresentam, há muitas formas de preveni-las e manter sua água limpa

splash, water drops and an lemon in water image by AGphotographer from Fotolia.com

Doenças transmitidas por água são doenças ou enfermidades causadas pela ingestão de água contaminada. A própria água pode ser contaminada direta ou indiretamente por microrganismos patogênicos, geralmente encontrados em fezes animais ou humanas. As doenças transmitidas por água são perigosas porque podem contaminar fontes de água que grandes grupos de pessoas usam, como água engarrafada e a água de torneira urbana. Entretanto, apesar dos perigos que essas doenças apresentam, há muitas formas de preveni-las e manter sua água limpa.

Nível de Dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Mantenha a higiene adequada. A má higiene é a maior causa do problema que as doenças transmitidas pela água representa, e é a maior culpada na transferência de parasitas como giárdia e ancilostomídeos. Sempre lave bem as mãos com água morna e sabão após usar o banheiro, e tente evitar beber em copos pertencentes a outras pessoas.

  2. 2

    Mantenha a matéria fecal longe da água potável. Animais de fazenda como vacas e porcos geralmente defecam perto de água corrente ou fluxos que vão para vilarejos e cidades pequenas. Essa água contaminada pode conter parasitas muito perigosos que podem causar diarreia e hepatite em humanos. Uma boa forma de diminuir a transferência de dejetos entre a água potável e o material fecal animal é manter os animais longe da água que pode ser usada por humanos.

  3. 3

    Desinfete a água para mantê-la segura para o uso público. A água usada pelos humanos para beber, cozinhar e tomar banho é geralmente tratada pelo departamentos de águas da cidade com produtos como o fluoreto. Entretanto, desinfetar a água com produtos químicos como o cloro é outra boa medida preventiva a se usar, que pode matar microrganismos patogênicos, assim como germes nocivos na água. A água não tratada aumenta as chances de que você seja infectado por uma doença transmitida pela água; portanto, as práticas de desinfectação devem ser mantidas para ajudar a prevenir que essas doenças infectem mais pessoas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media