Como prevenir a obesidade

Escrito por pedro santos
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Como prevenir a obesidade
A obesidade atinge 48% da população adulta brasileira (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Um dos mais graves problemas do mundo moderno, a obesidade, já é considerada caso de epidemia no Brasil. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que o sobrepeso atinge mais de 30% das crianças e cerca de 48% da população de homens e mulheres acima dos 20 anos. Especialistas apontam que a alimentação rica em açúcares e gorduras, aliada ao sedentarismo, são as principais causas. Prevenir esse mal moderno é um grande desafio que passa por mudança de hábitos, prática de exercícios e reeducação alimentar.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Alimentação rica em frutas, verduras e vegetais
  • Redução de açúcares, doces, guloseimas e gorduras em geral
  • Prática de exercícios físicos constantes
  • Reeducação alimentar
  • Tabela de horários para refeições
  • Ajuda profissional do nutricionista
  • Aplicativos sobre alimentação saudável no tablet e celular

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Instruções

  1. 1

    O primeiro passo para prevenir a obesidade é a informação. Nos últimos anos, governos de todo o mundo passaram a obrigar os fabricantes e distribuidores de produtos alimentícios a divulgar as informações nutricionais de todos os alimentos vendidos comercialmente. Assim, é possível ter uma ideia do número de gorduras, carboidratos e calorias de cada alimento que vamos ingerir.

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    É preciso criar o hábito de ler e interpretar as informações nutricionais dos alimentos. Assim, é possível manter uma alimentação dentro do consumo médio de calorias (cerca de 2500 calorias para o homem adulto e 2000 para as mulheres).

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    Um dos principais fatores da obesidade está relacionado com o consumo de alimentos ricos em calorias, açúcares e gorduras. Produtos industrializados costumam apresentar altos índices de substâncias como o sódio, que contribui para o aumento do peso ao reter líquidos em nosso organismo. A prevenção da obesidade se dá principalmente pela reeducação alimentar.

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    A mudança de hábitos e atitudes alimentares consiste em fazer escolhas mais saudáveis e inteligentes. Comece cortando o excesso de doces, guloseimas e gorduras em geral de seu cardápio. Troque-os por frutas, saladas e vegetais. Alimentos ricos em fibra, como o mamão e cereais diversos, apresentam menos calorias e oferecem sensação de saciedade. São bons aliados da alimentação saudável.

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    Muitas vezes, para instituir o processo de reeducação alimentar é preciso ajuda profissional. Se esse for seu caso, procure um nutricionista que dará as orientações necessárias.

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    Entre as medidas para manter uma alimentação saudável está a tabela de horários, opção indicada para quem tem problemas em manter a rotina das refeições. A tabela de horários ajuda a criar o hábito de comer de três em três horas. Isso ajuda o corpo a manter a taxa de glicose e nutrientes regulada e evita a obesidade.

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    Se você tem problemas com horários, uma série de aplicativos para tablets e smartphones estão disponíveis para ajudar a manter o hábito. Os mais populares são os Manter a Forma e o Medida Certa, ambos disponíveis para sistemas Android e IOS.

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    Para prevenir este mal e manter uma vida saudável, é necessário espantar, de uma vez por todas, o sedentarismo. Se faz muito tempo que você não se exercita, o ideal é começar devagar, com caminhadas leves ou exercícios aeróbicos na academia. Antes de pegar pesado na malhação, não se esqueça de passar por um médico ou educador físico para que ele(a) crie o programa mais adequado para suas demandas e necessidades. O hábito de exercitar-se regularmente é uma medida inteligente para viver uma vida plena e saudável.

Dicas & Advertências

  • Entre os grandes protagonistas do sobrepeso estão os refrigerantes. Evite tomar refrigerantes todos os dias. Prefira água, sucos naturais e chás. Mesmo os refrigerantes diet apresentam grande quantidade de adoçantes e substâncias que fazem mal ao organismo em médio e longo prazo.
  • Um dos erros mais comuns de quem precisa combater a obesidade é fazer dietas restritivas, que podem até demonstrar bons resultados em curto prazo. Mas, com o fim da dieta, o corpo volta a pedir alimentos calóricos e o resultado é o conhecido efeito sanfona. Em vez da dieta radical, busque educar seu organismo a consumir comidas saudáveis. A reeducação alimentar é um processo para a vida toda, fazendo com que seu corpo consuma os alimentos corretos para manter-se sempre saudável.

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