Propriedades da parafina líquida

A parafina líquida pode ser um produto útil, mas deve-se sempre tomar cuidado

massage oil and towels image by MAXFX from Fotolia.com

A parafina líquida, também conhecida como óleo mineral, tem usos variados. Existem parafinas líquidas de qualidade medicinal e industrial. A parafina é também relacionada intimamente com o querosene, que é um combustível, então os dois não devem ser confundidos. A parafina líquida pode ser um produto útil, mas deve-se sempre tomar cuidado.

Descrição

Ela é uma fração clara e leve do processo de purificação do petróleo

pénurie de pétrole image by Secret Side from Fotolia.com

A parafina líquida é uma mistura de hidrocarbonetos, obtida através do processo de destilação do petróleo. Ela é uma fração clara e leve do processo de destilação e pode ser ainda mais purificada. É também conhecida com óleo adepsino, glimol, saxol ou óleo de vaselina.

Propriedades físicas

A parafina líquida é um líquido oleoso, transparente e incolor

nail polish image by NatUlrich from Fotolia.com

A parafina líquida é um líquido oleoso, transparente e incolor. Em temperatura ambiente é inodoro e sem gosto. Porém, quando aquecida, ela tem um leve e desagradável cheiro de petróleo. Não se dissolve em água, glicerol, ou etanol frio. Se dissolve em benzeno, éter, clorofórmio e etanol quente. Possui densidade de 0,8 gm/cm³.

Propriedades médicas

A parafina líquida poder ser usada para amolecer a cera do ouvido endurecida

Cleaning kit image by lefebvre_jonathan from Fotolia.com

A parafina líquida, como óleo mineral, é comumente utilizada no tratamento da prisão de ventre. A vantagem é que ela atua como um lubrificante e diminui a quantidade de água removida do intestino, e o próprio óleo não é absorvido no sistema gastrointestinal. Porém, ela deve ser utilizada apenas sob supervisão médica, já que o uso excessivo pode levar à deficiências de vitaminar E, D, A e K. A parafina líquida pode ser usada para ajudar no tratamento da dermatite seborréica em bebês, uma condição que resulta em pele escamosa e seca, mais comumente encontrada na cabeça. Quando a lavagem com shampoo não funcionar na remoção da pele, aplique parafina líquida na área do couro cabeludo e envolva com panos quentes. A parafina líquida também pode ser utilizada para amenizar assaduras ou irritações causadas por eczemas, e para amolecer cera de ouvido endurecida.

Propriedades industriais

A parafina líquida poder ser usada como um refrigerador de sistemas elétricos, como em transformadores

Isolated silver radiator image by Olga Sapegina from Fotolia.com

A parafina líquida pode ser utilizada como um refrigerador não condutivo em sistemas elétricos, como em um transformador. Também pode ser usada como um fluido hidráulico em vários tipos de máquinas. Pode ser utilizada como lubrificante e já foi usada na industria têxtil, mas tem sido substituída por outros tipos de óleos uma vez que ela não biodegrada facilmente. Para quem trabalha com materiais abrasivos, como cimentos, alcatrões e tintas industriais, a parafina líquida pode ser utilizada para limpar as mãos. Solventes como a terebintina devem ser evitados porque podem irritar a pele, mas a parafina líquida não causará isso.

Preocupações

Apesar de propósitos médicos para a parafina líquida, ela ainda pode ser perigosa se mal utilizada

antorcha image by Pablo Armelles from Fotolia.com

A parafina líquida tem a habilidade de causar uma condição conhecida como pneumonite de hidrocarbonetos, que acontece quando a substância é aspirada nos pulmões. Isso é visto com mais frequência em artistas comedores de fogo. Eles usam parafina líquida para proteger a boca, mas quando inalado, o componente se espalha rapidamente através da árvore bronquial, ativando macrofagos (células do sistema imunológico) e causando a inflamação. Então, apesar de propósitos médicos para a parafina líquida, ela ainda pode ser perigosa se mal utilizada.

eHow Brasil
×