×
Loading ...

Como prevenir que sua casa fique cheia de pó

Atualizado em 21 novembro, 2016

Limpar a casa parece ser trabalho interminável - sempre resta algo para fazer. Tirar o pó é uma das tarefas que exigem atenção constante, e um acúmulo de pó é um dos sinais de que o serviço de limpeza está atrasado. Além da questão estética, remover a poeira ajuda a combater alergias. Portanto, impedir que a casa fique cheia de pó não só a deixará mais bonita e com um ambiente mais saudável, mas também pode lhe poupar um bom tempo no resto da limpeza.

Instruções

Previsa que sua casa fique cheia de poeira e gaste menos tempo com seu espanador de pó (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Compre tapetes de boa qualidade para suas portas. Coloque um em cada porta do lado de fora e um no interior da casa. Os tapetes impedem que o pó entre e, portanto, usá-los é um método eficiente para evitar que a casa fique cheia de pó, reduzindo o tempo necessário para limpeza. Tire os sapatos quando estiver dentro de casa para reduzir ainda mais o acúmulo de poeira.

    Loading...
  2. Opte por usar persianas em suas janelas, visto que elas são muito mais fáceis de limpar e juntam menos pó do que cortinas. Mesmo assim, não esqueça de limpá-las; você pode encontrar limpadores de persianas em lojas especializadas da sua cidade.

  3. Coloque um piso duro em seu assoalho ao invés de carpetes, que juntam uma grande quantidade de pó. Caso faça questão de usá-los, limpe-os regularmente e passe um aspirador de pó ao menos uma vez por semana.

  4. Use mobílias de couro ou vinil, que são mais fáceis de limpar e não juntam tanta poeira quanto os estofados. Ao limpar os móveis, não esqueça de bater ou passar aspirador nas almofadas ou travesseiros; além disso, coloque-os em uma secadora por 20 minutos para matar os ácaros.

  5. Limpe seu ar-condicionado com frequência, e use sempre filtros limpos e de boa qualidade. Passar aspirador nos dutos de ventilação também ajuda a combater a poeira.

  6. Limpe seus armários e livre-se da bagunça, mantendo-os organizados para facilitar a limpeza com aspirador de pó. Venda, dê ou jogue fora o que não usar mais - uma casa arrumada tem menos lugares favoráveis ao acúmulo de pó.

  7. Faça a manutenção de seu aspirador de pó. Se ele utilizar sacos para armazenar os detritos, troque-os sempre que estiverem cheios e nunca tente reutilizá-los; caso contrário, esvazie frequentemente seu aspirador conforme as indicações que acompanham o produto. Não esqueça de retirar o pó do aspirador quando terminar de usá-lo.

Loading...

Dicas

  • Utiliza panos de microfibra para retirar o pó. Além de serem mais eficientes, eles podem ser reutilizados e lavados facilmente.

Aviso

  • Evite usar espanadores de pó feitos de penas. Eles apenas espalham a poeira ao invés de removê-la.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...