Como prevenir que tatuagens desbotem?

Escrito por ehow contributor | Traduzido por mirella veloso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como prevenir que tatuagens desbotem?
Se o tatuador aplicou a tinta corretamente, ela não deve esmorecer tão drasticamente (tattoo image by FXTW from Fotolia.com)

Não existe nada como uma arte no corpo recém-feita, com cores brilhantes e nítidas. Infelizmente, muitas pessoas notarão que a tatuagem se desbota com o tempo e as cores não ficam nem próximas da nitidez que um dia possuíram. É normal que tatuagens desbotem um pouco ao longo dos anos, especialmente em áreas bastante expostas a muito sol. Mas algumas irão desbotar em questão de semanas ou meses. Se o tatuador aplicou a tinta corretamente, a cor não deve esmorecer tão drasticamente. Aqui estão passos que você pode tomar para evitar que as tatuagens desbotem tão rapidamente.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Pomada de tratamento
  • Loção hidratante
  • Sabão bactericida
  • Protetor solar FPS 35 ou mais alto

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Siga os cuidados pós-tatuagem que o tatuador indicar. Não troque por um produto diferente por ser mais barato e não ignore os conselhos dados pelo tatuador. Os tatuadores que sugerem produtos específicos normalmente o fazem porque já sabem que tipo de resultados você conseguirá. Eles provavelmente já tentaram algumas marcas diferentes de produtos pós-tatuagem antes de escolherem um específico para oferecer aos clientes. Se discordar completamente de um produto que ele indicou, peça algum outro que você tenha usado no passado e veja o que ele pensa disso.

  2. 2

    Remova a atadura que o tatuador deverá ter colocado para cobrir a tatuagem recém-terminada no tempo que ele tiver especificado. Lave as mãos e a tatuagem com um sabonete bactericida e aplique uma fina camada do produto sugerido pelo tatuador.

  3. 3

    Aplique novamente o produto pós-tatuagem durante o dia, quando for preciso. Mantenha a tatuagem úmida, sem exagerar. Durante o processo de cura, a tatuagem ainda precisa respirar. Se você aplicar muita pomada, ela pode puxar a cor para fora da tatuagem. Também é bom lavá-la ao menos duas ou três vezes por dia com o sabão bactericida para livrá-la da pomada antiga e da descamação de pele e tinta. Depois de curar a tatuagem, uma loção hidratante ajudará a manter a cor vívida quando aplicada regularmente, quando estiver seca ou parecer descamar.

  4. 4

    Mexer ou coçar em qualquer casca que apareça na tatuagem durante o processo de cicatrização é um modo de perder a cor por completo nos locais que foram mexidos. Evite puxar qualquer casquinha, não importa quão pequena ela seja, enquanto a tatuagem estiver cicatrizando; deixe as cascas caírem naturalmente. Algumas tatuagens formam muitas cascas, e outras podem não formar casca alguma, mas quanto mais você cuidar da tatuagem, menor a formação de cascas e mais brilhantes as cores ficarão.

  5. 5

    Use roupas soltas enquanto a tatuagem estiver cicatrizando. Roupas apertadas, que esfreguem em uma tatuagem nova podem irritar, raspar a área a ponto de descamá-la e puxar cascas que ainda não estão suficientemente maduras.

  6. 6

    Fique fora da água durante dez a 14 dias enquanto a tatuagem estiver cicatrizando. Somente tome banho nas primeiras duas semanas, seguindo os procedimento da tatuagem. Submergir a tatuagem na água pode puxar a tinta e desbotá-la. É especialmente importante evitar nadar, não importa se for em lagos, piscinas ou banheiras. Esses locais são cheios de micro-organismos e germes que irão atacar uma ferida aberta; essa é uma forma de ter uma infecção em uma tatuagem fresca. O cloro de piscinas e banheiras e o sal da água do mar podem manchar a cor. A água quente em piscinas aquecidas e em banheiras é um local de desenvolvimento de germes se a água não for tratada com os produtos químicos próprios. Novamente, isso causará desbotamento e possivelmente uma infecção na tatuagem.

  7. 7

    O bronzeamento deve ser evitado durante dez a 14 dias, também. Os raios solares são muito nocivos a tatuagens frescas ou velhas, e câmaras de bronzeamento são ainda mais intensas e causam mais dano. Mesmo que cubra a tatuagem pelas primeiras duas semanas, raios UV podem afetá-la e penetrar em muitos tipos de materiais. Após duas semanas, você poderá voltar a se bronzear, desde que use um protetor solar forte, com ao menos FPS 35.

  8. 8

    Cuide bem da pele. Até mesmo quando a tatuagem estiver cicatrizada, quanto mais você cuidar da pele e quanto mais saudável ela for, mais brilhante a tatuagem ficará com o tempo. Isso inclui lavar produtos químicos aplicados na área da tatuagem. Quanto mais tempo o produto ficar na pele, mais danos serão causados. Isso inclui produtos de limpeza, diesel, gasolina e qualquer coisa com ingredientes fortes.

Dicas & Advertências

  • Alguns estúdios de tatuagem garantem o trabalho e fazem retoques de graça; entretanto, se for óbvio que você não seguiu as instruções de cuidado, poderá ser cobrado de qualquer forma. O sol é o pior inimigo de uma tatuagem. Quanto menos sol, menos ela irá desbotar. Mesmo usando um protetor solar forte, que irá diminuir o desbotamento, a exposição intensa ao sol irá eventualmente levar ao desbotamento das cores com o passar dos anos.
  • Evite usar pomadas com triplo antibiótico em uma tatuagem fresca. Embora algumas pessoas os recomendem para a cicatrização de tatuagens, eles também tendem a retirar a tinta, pois as propriedades antibióticas a veem como germes ou uma substância estranha. A única exceção para uso de pomada antibiótica é se a tatuagem ficar infectada, então será preciso usar um pouco da pomada para que a infecção suma. Será preciso retocar na tatuagem de qualquer modo se houver infecção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível