Como prevenir o vício em álcool e drogas

Escrito por jerel jacobs | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como prevenir o vício em álcool e drogas
No que diz respeito aos medicamentos para controle de dor e outras drogas prescritas, que ofereçam uma propensão à dependência, é muito importante seguir as ordens do médico (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Tornar-se um viciado em drogas ou álcool pode ter um preço alto. Além de problemas legais, a dependência dessas substâncias pode custar seu emprego, amigos e família. Se não for prevenido, o vício pode acabar levando à morte.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Prevenção ao vício em álcool

  1. 1

    Analise por que você está bebendo. O álcool nunca deve ser utilizado para aliviar o estresse ou por outras razões emocionais. Nunca beba para lidar com uma situação. Beber por razões emocionais pode levá-lo à dependência psicológica do álcool.

  2. 2

    Beba com moderação. O consumo excessivo e regular de álcool pode levar à dependência física. Esse é um estado em que seu corpo literalmente precisa do álcool para funcionar. A dependência física é muito perigosa, porque o corpo pode experimentar sintomas severos de abandono e risco de morte quando o consumo é reduzido.

  3. 3

    Preste atenção aos seus hábitos em relação à bebida. Decida quando e onde você irá se permitir consumir álcool. Por exemplo, você pode decidir beber apenas aos sábados. Além disto, determine os limites em relação à quantidade de bebida que irá se permitir consumir.

  4. 4

    Não leve álcool para casa. O acesso fácil pode deixá-lo tentado a abusar. Se tiver que sair de casa para beber, a possibilidade de satisfazer-se excessivamente e acabar dependente do álcool é menor.

  5. 5

    Procure ajuda. Se achar que está se tornando dependente do álcool, não tente lidar sozinho com a situação. Fale com um amigo ou membro da família sobre isso. Também procure aconselhamento médico. É importante que você não tente lidar com a situação por conta própria.

    Prevenção ao vício em drogas

  1. 1

    Diga não às drogas ilegais. Muitas delas são tão poderosas que você pode ficar dependente ou até mesmo morrer após experimentá-las apenas uma vez. Nunca faça uso de drogas ilegais sob nenhuma circunstância.

  2. 2

    Não faça uso de uma dosagem maior do que foi prescrito. No que diz respeito aos medicamentos para controle de dor e outras drogas prescritas, que ofereçam uma propensão à dependência, é muito importante seguir as ordens do médico. Não aumente a sua dosagem ou a frequência do uso, a menos que seja instruído pelo médico responsável.

  3. 3

    Fale com o seu médico. Se você está passando por algo que acredita que sejam sintomas de dependência a uma medicação em particular, comunique ao seu médico imediatamente. Diversas medicações comuns, prescritas para dor, contêm opiódes, que podem ser fisicamente aditivos. Se você estiver começando a experimentar sintomas de dependência, seu médico pode ajustar a dosagem ou alterar completamente a medicação.

  4. 4

    Não faça uso de toda a medicação contida na embalagem. Se você recebeu a prescrição de algum narcótico para dor, faça uso apenas enquanto estiver com os sintomas. Quando não estiver mais sentindo dor, notifique o médico e interrompa a medicação. O seu uso contínuo e desnecessário pode causar dependência.

  5. 5

    Nunca tome comprimidos por diversão. Se você não tiver uma prescrição, é ilegal fazer uso de medicações controladas. O uso recreacional de comprimidos, sejam seus ou de outra pessoas, pode levar à dependência.

Dicas & Advertências

  • Não cultive o hábito de beber sem propósito. Decida quando e onde você irá beber e a quantidade de álcool que irá consumir.
  • Siga com rigor a sua prescrição e nunca tome medicações prescritas por outra pessoa que não seja seu médico.
  • A dependência do álcool e das drogas pode levar à deficiência física permanente ou à morte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível