Como consertar trastejamento nas primeiras casas de um violão

Escrito por john willis | Traduzido por luigi bahia
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como consertar trastejamento nas primeiras casas de um violão
Identificar um som trastejante é mais fácil do que solucionar o problema (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Ao tocar as cordas de um violão com muita força, a vibração fará com que elas se choquem contra o traste, criando um som chiado. Um pouco deste chiado não é grande coisa, mas é possível deixar o som do instrumento completamente limpo.

Outras pessoas estão lendo

Cordas

Antes de pegar as ferramentas, pergunte-se o que aconteceu entre agora e a última vez em que o violão era do jeito que você gostava. Se ele nunca foi configurado a seu gosto, dê-se ao luxo de ser mais intrépido, se preferir. Caso contrário, provavelmente já tem uma ideia do que causou o trastejamento. As cordas são causas frequentes de som chiado; cordas mais leves não trastejam tão alto, mas podem zumbir mesmo assim, ao ajustar as cordas mais graves para que as mais leves não trastejem. Às vezes, até as cordas de mesmo peso de fabricantes diferentes podem ser a diferença entre um zumbido e um som limpo. Você pode sempre voltar ao que estava usando ou aumentar um pouco a tensão do novo encordamento.

Ponte/pestana

Há dois conjuntos de guias de cordas: a montagem da ponte/rastilho e a pestana. A pestana é a barra através das cordas que se fixa perto da mão do instrumento. A ponte e o rastilho são distintos em diferentes violões e guitarras; o rastilho é parecido com a pestana nos violões e fica perto dos captadores em guitarras elétricas. Entre a pestana e a ponte, as cordas se mantêm tensionadas. Em guitarras, geralmente a pestana não é ajustável, mas a ponte é. Se não puder resolver o zumbido com cordas um pouco mais pesadas, levante a ponte ou aumente a altura das cordas, na tentativa de resolver o problema. Tenha cuidado, pois há um jeito certo e um jeito errado de fazer isso. Não será legal mudar a posição dos harmônicos.

Tensor

A maioria das guitarras tem um tensor ao longo do braço. A escala e o braço são colados e um tensor de metal percorre um sulco oco na escala. Na maioria das guitarras, o acesso ao tensor está escondido por uma vela ou um pequeno pedaço de ornamentação. Apertar o tensor cria um arco suave na escala sob as cordas. Muita tensão pode causar o trastejamento e recuar o tensor um pouco pode corrigi-lo. Mais uma vez, é preciso aprender alguns fundamentos de ajuste de guitarra para fazer isso sem criar problemas maiores.

Trastes

Os trastes devem estar em um plano arqueado. Às vezes, eles estão retos, talvez porque tenham sido instalados incorretamente ou de fato desentortaram. Algumas vezes se desgastam e o uso de medidas paliativas para a solução do problema (como comprar cordas de tensão maior) acaba criando uma situação grave. Verifique se há um traste solto, reto demais ou que precisa ser reparado. Pode não ser grande coisa. Se houver vários trastes desgastados, é hora de trocá-los.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível