Primeiras coisas a fazer se você perder sua bolsa ou carteira

Escrito por nancy lichtenstein | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Primeiras coisas a fazer se você perder sua bolsa ou carteira
Aprender as primeiras coisas a fazer quando você perde sua bolsa ou carteira ajudará a se proteger das consequências (Creatas/Creatas/Getty Images)

Perder sua bolsa ou carteira é um dos maiores aborrecimentos da vida. É comum entrar em pânico no momento em que você percebe que a perdeu, o que apenas piora as coisas, pois isso faz perder um tempo valioso, deixando-o vulnerável às piores consequências desse erro. Aprenda as primeiras coisas a fazer se você perder sua bolsa e carteira antes de ter um problema, não depois.

Outras pessoas estão lendo

Bancos e empresas de cartão de crédito

A primeira coisa que você deve fazer é notificar seu banco e as empresas de seus cartões de crédito. Isso permite que eles cancelem seus cartões de crédito e débito e evitam cobranças indevidas. É um incômodo viver sem seus cartões por alguns dias enquanto espera pelos novos, mas é um incômodo muito maior tentar reverter cobranças fraudulentas com seu banco ou as empresas dos cartões de crédito.

Primeiras coisas a fazer se você perder sua bolsa ou carteira
Impeça cobranças fraudulentas notificando seu banco e companhias de cartões de crédito imediatamente (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Ocorrência policial

A próxima coisa a fazer é registrar uma ocorrência policial. Muitas pessoas negligenciam esse passo porque assumem que suas bolsas e carteiras foram perdidas, não roubadas. Mesmo assim, uma ocorrência é muito importante, pois a perda ficará registrada e, se alguém encontrar sua bolsa e usar seus cartões antes das contas serem fechadas, você terá prova de que não é você quem estava gastando. Com essa prova, os bancos e as empresas de cartão de crédito poderão reverter as cobranças.

Primeiras coisas a fazer se você perder sua bolsa ou carteira
Fazer uma ocorrência policial é uma forma de se proteger de fraudes (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Agências de cartão de crédito

Após fazer a ocorrência policial, entre em contato com as maiores agências de cartão de crédito. Informe-os que você perdeu sua bolsa e carteira e eles colocarão um alerta de fraude em seu nome. Os ladrões podem tentar usar outros itens em sua carteira, como sua carteira de motorista e carteira de identidade, para fazer novos cartões de crédito em seu nome. Com o alerta de fraude, as empresas serão notificadas para verificar com você antes se qualquer pessoa tentar fazer um cartão de crédito usando seu nome ou seu número de identidade.

Primeiras coisas a fazer se você perder sua bolsa ou carteira
Notificar as agências de cartão de crédito previne que ladrões tentem fazer cartões em seu nome (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Notifique o Detran

Notifique o Detran se sua carteira de motorista estava em sua bolsa ou carteira. Você terá que fazer uma nova carteira, mas a agência cancelará seu número e gerará um novo, evitando que criminosos tentem usá-lo para obter crédito em seu nome ou se passar por você de alguma forma.

Primeiras coisas a fazer se você perder sua bolsa ou carteira
Não se esqueça de que você precisará de uma nova carteira de motorista para prevenir roubo de identidade (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível