Primeiras roupas e utensílios humanos

Escrito por rebecca nelles | Traduzido por wladimir d. uszacki
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Primeiras roupas e utensílios humanos
Facas e colheres são alguns dos utensílios mais antigos conhecidos

Mesmo com pouca informação disponível aos humanos modernos sobre os primitivos, há evidências de que os primeiros seres humanos fabricaram utensílios e vestuário. Itens encontrados na natureza -- desde pedras e galhos a conchas e chifres de animais -- foram usados ​​para fazer ferramentas simples. Algumas evidências sugerem que a vestimenta humana primitiva era feita de elementos encontrados na natureza, embora pesquisadores discordem sobre a necessidade de roupas dos primeiros humanos.

Outras pessoas estão lendo

Neandertais

Havia várias espécies de seres humanos primitivos. O mais conhecido é provavelmente Homo neandertalensis , mais comumente referido como "o homem de Neandertal" ou "Neanderthal." O nome da espécie vem do lugar onde os primeiros restos desses seres humanos foram encontrados, um vale chamado Neander Tal. Acredita-se que esses primeiros humanos eram avançados em relação ao seu tempo. Em contraste com sua imagem como animais de cabeça vazia, acredita-se que eles caçavam, criavam ferramentas a partir de pedra, anzóis de pesca e agulhas feitas de ossos, e roupas de peles de animais.

Apesar de seus avanços, os neandertais foram extintos em aproximadamente 30.000 a.C.

Colher e faca

Os primeiros humanos, com poucos utensílios à sua disposição e falta de etiqueta, geralmente comiam com as mãos. Eles parecem, no entanto, ter criado alguns utensílios rústicos de mesa. Andy Gilchrist, autor do "Encyclopedia of Men’s Clothes" (Enciclopédia de roupas masculinas), que contém informações sobre a história de utensílios para refeições, fornece uma certa compreensão sobre os utensílios usados ​​pelos primeiros seres humanos. De acordo com Gilchrist, os seres humanos pré-históricos usavam pedras com pontas afiadas para cortar alimentos, para se defender e caçar.

Para reter líquidos, as primeiras versões de colheres foram criadas a partir de chifres ocos de animais, como os de ovinos e caprinos. Outras tribos -- principalmente aquelas que viviam perto da costa -- faziam utensílios semelhantes à colher anexando varas a conchas.

Primeiras roupas e utensílios humanos
Facas e colheres são alguns dos utensílios mais antigos conhecidos

Pauzinhos para comida chinesa ou japonesa

Já no terceiro século a.C., os primeiros pauzinhos estavam sendo usados ​​na China. Eles eram simples; apenas dois palitos usados ​​para comer comida rapidamente, e foram provavelmente nada além de galhos retirados de árvores próximas. De acordo com Gilchrist, "Confúcio pode ter influenciado a seleção de utensílios orientais com sua filosofia de não violência e desencorajamento de facas sobre a mesa".

Pelo humano

Não é totalmente claro se os primeiros humanos usavam roupas. Em um artigo de 2003 do Washington Post, Rick Weiss relata que "os cientistas que estudam o DNA dos piolhos concluíram que os primeiros seres humanos podem ter começado a usar roupas apenas algumas dezenas de milhares de anos atrás, mais recentemente do que muitos presumiam". O estudo envolveu piolhos que ficam no corpo e piolhos que se alojam na cabeça. A diferença entre os dois é que o piolho do corpo precisa de roupas para sobreviver e piolhos da cabeça não. Mark Stoneking, o líder do estudo, que trabalha com o Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária em Leipzig, na Alemanha, afirma que os resultados do estudo parecem dar crédito à ideia de que os primeiros seres humanos tinham pelos corporais o suficiente para se manterem aquecidos, sem precisar de roupas.

Materiais de fibra

Em um artigo do "Science Daily" de setembro de 2009, a descoberta arqueológica dos materiais de fibra mais antigos usados ​​por seres humanos primitivos é discutida. Fibras de linho com mais de 34.000 anos foram descobertas em uma caverna na República da Geórgia. O pano e linha feitos de linho silvestre podem ter sido usados ​​para fazer roupas pelos primeiros humanos. De acordo com o artigo, as fibras de linho -- descobertas através de um estudo de amostras de argila retiradas da caverna -- só são visíveis ao microscópio. Isto se deve porque "as roupas e itens costurados com o linho já desintegraram há muito tempo".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível