Mais
×

Como fazer seu primeiro show em uma casa noturna

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Você praticou e, finalmente, conseguiu um show em uma casa noturna em sua cidade. Reservar o seu show foi apenas a ponta do iceberg. Há muitos detalhes para se aperfeiçoar se você quiser que o seu show aconteça sem problemas.

Instruções

Preparar-se para o seu primeiro show permitirá que você arrase (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

    Sobre o primeiro show

  1. Certifique-se de que todos os detalhes para o seu show estão certos. Você vai querer falar com quem contratou o seu show (o promoter, agente de reserva, ou gerente do clube) antes de chegar à casa. Nunca suponha que vai ficar tudo bem. Sempre verifique. Verifique se você tem os seguintes problemas resolvidos antes de sair para o seu show: tempo do show, equipamentos, passagem de som, detalhes de pagamento, estacionamento, se o clube oferece um controle de áudio ou se você vai ter que trazer seus próprios amplificadores .

    Certifique-se de que tudo está preparado (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  2. Se você não for um músico solo e tiver uma banda, você precisa ter uma pessoa encarregada de reunir o grupo. Não precisa ser um membro da banda. Pode ser um amigo mútuo ou um membro da família, contanto que seja confiável e organizado. Esta pessoa deve ter uma lista de todos os membros da banda com informações de contato completas para cada pessoa. No dia do show, chame a todos e informe-os sobre o horário certo da reunião e o local. Tente limitar qualquer informação estranha, porque a maioria dos músicos são altamente excitáveis ​​e facilmente distraídos. Mantenha-os focados em suas funções.

    Mantenha o grupo organizado (Ableimages/Digital Vision/Getty Images)
  3. Depois disso, você deve chegar no clube pelo menos trinta minutos antes do horário marcado para o show. Isso é recomendável porque os músicos estão geralmente atrasados e se você lhes disser para chegar trinta minutos mais cedo, eles vão chegar lá na hora certa. Outro fator é esquecer o equipamento ou mercadoria em casa, que sempre parece acontecer mesmo se você checar antes de sair de casa.

    Cheque equipamentos com cuidado (Ableimages/Digital Vision/Getty Images)
  4. Agora você precisa manter os membros da banda sóbrios antes de tocar. É só pegar algumas garotas para conversar com eles antes de continuar. Isso vai mantê-los ocupados e longe do bar.

    Mantenha os membros sóbrios (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  5. Quando a banda antes de você terminar, por favor, seja cortês e permita-lhes uma chance esvaziar o palco. Não tente transportar todo seu equipamento até lá antes de estarem prontos. Isso vai espalhar mau carma antes de seu set e fará com que eles saiam do palco muito mais lentamente. Basta ter paciência.

    Tenha paciência (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  6. Ao carregar o seu equipamento ao palco, certifique-se de que nada no palco fique danificado e que o seu equipamento não seja danificado também. É quando seus amigos fortes vêm a calhar. Algumas dessas caixas de som podem pesar mais de 90 quilos. Portanto, não se machuque antes do show – obtenha uma pequena ajuda de seus amigos.

    Poupe esforços (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  7. Toque uma boa setlist. Conecte-se com o seu público e seja expressivo. Este é o momento para o qual você se esforçou. Faça contato visual com os clientes e não vire as costas para eles no palco. Concentre sua energia e eles vão retribuir.

    Concentre-se em entreter (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)
  8. Após o show, tente ser educado com a banda que vai tocar depois de você (supondo que você não é a banda principal). Leve seu equipamento com segurança e rapidez para o seu veículo, para que você possa voltar ao clube e dizer "Olá" a todos lá dentro. Não se esqueça de trancar o carro – equipamento roubado vai arruinar a noite.

    Guarde o equipamento e faça uma social (NA/Photos.com/Getty Images)
  9. A ação final e mais importante é "entrar em acordo" com o promoter, no final da noite. É quando você vai querer seus amigos musculosos por perto novamente. Não é incomum que o gerente do clube ou promoter da noite use métodos de contabilidade questionáveis ​para determinar o quanto você ganhou. Faça uma conta precisa antes de se aproximar do promoter. Tenha um amigo para registrar a quantidade de pessoas que vieram para vê-lo tocar. Isso vai ajudar caso surja confusão na contabilidade. Se você gostou de trabalhar com o local ou promoter, pergunte quando o próximo show estará disponível.

    Termine a noite bem (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Dicas

  • Tente atribuir funções específicas a todos na banda, com um membro de fora da banda lá para manter todos responsáveis.
  • Músicos geralmente são facilmente distraídos, então seja simples quando comunicar o que precisa ser feito.
  • Visite o clube antes de tocar lá. Isso vai torná-lo mais confortável na noite de seu show e ajudá-lo a trabalhar com a logística.

Aviso

  • Não pague para tocar. Tenha cuidado com os agentes que tentam reservar shows onde a banda é quem paga. Isso é uma golpe, onde a banda tem que comprar um determinado número de bilhetes e, em seguida, vendê-los antes do show. A banda paga o promoter um determinado número de ingressos (por exemplo: 30 ingressos a R$20,00 é igual a R$600,00). A banda paga esse dinheiro para o promoter, independentemente de eles venderem todos os ingressos ou não. A maioria das bandas têm a sorte de vender todos – e sem ganhar qualquer dinheiro. Escolha outros métodos de pagamento, tais como pré-venda, o percentual de porta, o percentual de bar ou garantia mínima.

O que você precisa

  • Transporte confiável
  • Equipamentos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article