Primeiros sinais do desenvolvimento dos seios

Escrito por jordan meyers | Traduzido por maria cristina marques
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Primeiros sinais do desenvolvimento dos seios
O começo do desenvolvimento dos seios é um dos primeiros sinais de que uma menina está atingindo a puberdade (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

O início do desenvolvimento dos seios muitas vezes é um dos primeiros sinais de que a puberdade está prestes a acontecer. O aparecimento inicial do tecido da mama indica o início da mudança do corpo de uma menina para o de uma adulta. O corpo de cada garota é diferente, assim como sua personalidade, portanto o estágio de desenvolvimento começa em épocas diferentes para cada pessoa.

Outras pessoas estão lendo

Fases 1 e 2

Os estágios de desenvolvimento dos seios começam com uma área plana ou quase plana do peito, onde o tecido mamário começará. Eventualmente, as meninas entram na segunda fase do desenvolvimento, que é caracterizada por um pequeno botão que se desenvolve sob o mamilo e começa a fazer com que ele fique para fora do resto do seio. Esses "botões", que contêm gordura e tecido glandular, podem ter o tamanho de uma moeda e possuem o aspecto de pequenos caroços. Além disso, as garotas também têm um pequeno aumento do tamanho da auréola durante essa fase. O interessante é que uma menina pode desenvolver o botão primeiro em um seio e depois no outro. Eles nem sempre aparecem em ambos ao mesmo tempo.

Fases 3, 4 e 5

Há três fases de crescimento dos seios que seguem esse aparecimento inicial de sinais de desenvolvimento. Na terceira fase, o tecido mamário continua a crescer e o seio torna-se mais redondo e completo. Durante a quarta fase, a aréola e o mamilo tornam-se ainda mais elevados para fora do peito, formando um monte adicional ao topo do seio. Na quinta fase, que é a fase final do crescimento, o seio maduro desenvolve-se, tornando-se ainda mais cheio e redondo.

Período de tempo

É difícil prever quando uma criança começará a mostrar sinais do desenvolvimento dos seios. Algumas começam por volta dos oito anos, enquanto outras não mostram sinais até os 12 ou 13 anos. O desenvolvimento é diferente para cada garota e isso normalmente não é motivo para preocupação. De acordo com o "Center for Young Women's Health" (Centro de Saúde para Mulheres Jovens), é uma boa ideia procurar por um exame médico caso não haja sinais de crescimento dos seios por volta dos 13 anos de idade. Tenha em mente que, entretanto, garotas que praticam esportes com muita frequência podem começar a desenvolver-se um pouco mais tarde que as outras e isso também não deve causar preocupação.

Puberdade

Quando os seios começam a desenvolver-se, a menina entrou na puberdade. Essa é a fase em que o corpo de uma criança começa a mudar e transformar-se no de uma adulta. Além das mudanças nos seios, a garota também passará por oscilações dos níveis hormonais e o começo da sua menstruação. Entretanto, geralmente há uma demora significativa entre o aparecimento dos seios e o início da menstruação. De acordo com o "FamilyEducation.com", uma menina, muitas vezes, começa a menstruar cerca de dois anos após o começo do desenvolvimento dos seios. Outros sinais da puberdade incluem surtos de crescimento, acne, crescimento de pelos nas axilas e na região pubiana e corrimento vaginal.

Avisos

De acordo com a Mayo Clinic, meninas geralmente entram na puberdade entre os 8 a 12 ou 13 anos. No entanto, algumas entrar na puberdade antes dos 8 anos. Essa é a puberdade precoce, que é marcada pelo desenvolvimento dos seios, início da menstruação e crescimento de pelos nas axilas ou púbicos. Acne, aumento do odor corporal e surtos de crescimento também podem ocorrer. Se a sua filha começar a desenvolver seios ou outros sinais de puberdade muito cedo, é melhor levá-la para um exame médico. A puberdade precoce costuma ser associada a alturas menores e síndrome dos ovários policísticos, uma condição que afeta a ovulação e prejudica a fertilidade. Felizmente, existem tratamentos para a essa condição.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível