Primeiros sinais de problemas no fígado

Escrito por julie boehlke | Traduzido por paula mangia garcia terra
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Primeiros sinais de problemas no fígado
Dores no estômago podem ser indicadores de problemas no fígado (Tom Le Goff/Digital Vision/Getty Images)

O fígado é um órgão vital e essencial para a vitalidade e a saúde humana. Ele ajuda a digerir o alimento, ficar livre de substâncias tóxicas e absorver nutrientes essenciais que o corpo precisa para sobrevivência. Algumas pessoas nascem com problemas de fígado, enquanto outras o danificam ao serem expostos a substâncias químicas perigosas, alcoolismo ou os efeitos posterioes de um vírus. Os primeiros sinais de problemas no fígado não devem ser ignorados e ajuda médica deve ser procurada para assegurar o tratamento adequado.

Outras pessoas estão lendo

Mudanças na pele

Um dos sinais iniciais de possíveis problemas no fígado incluem alterações repentinas na pele. Pode ser uma descoloração com um tom amarelado ou pode ser também que as unhas ou as pontas dos dedos fiquem amarelas. Isso acontece porque o fígado não está liberando as toxinas corretamente para fora do corpo e a bilirrubina começa a se acumular sob a pele.

Coceira ou pele hipersensível

Os sinais iniciais de problemas no fígado podem se manifestar na própria pele. Pode ser o caso de uma coceira que piora, progressivamente, com o tempo. Ter uma pele sensível ao toque ou que inflama facilmente depois de coçar também pode ser um sintoma de problemas no fígado. Manter a pele hidratada ajudará a aliviar o desconforto.

Alterações na urina e fezes

Algumas pessoas cujo fígado não está funcionando adequadamente podem notar algumas mudanças quando vão ao banheiro. Em alguns casos, a urina pode ficar com a coloração escura. Algumas pessoas podem associar isso com a desidratação, mas, se elas já bebem a quantidade adequada de líquidos, a urina deve estar com a cor clara. Alguns pacientes com problemas iniciais de fígado relatam também mudanças em suas fezes, como com coloração mais clara, com sangue ou escurecidas.

Alterações abdominais

Mudanças na área do abdômen podem dar uma indicação precoce dos problemas no fígado. Podem começar com uma câimbra ou dor no abdômen inferior e se transformar rapidamente em uma sensação de flatulência acompanhada de pressão. Como os problemas de fígado tendem a piorar, a ascite pode ser desenvolvida, que é uma acumulação de líquido no interior da parede abdominal. A barriga pode crescer tanto a ponto de pressionar também os pulmões, dificultando a respiração. É possível que a paracentese tenha que ser realizada para remover o fluido do abdômen.

Cansaço

Se você apresentar mudanças, como fraqueza extrema, cansaço ou fadiga crônica, também pode ser um sintoma inicial de problemas no fígado. O corpo está trabalhando mais na sobrevivência e uma das primeiras respostas é obter mais descanso. Se fraqueza e cansaço em geral ocorre com outros sintomas relacionados, é recomendável atenção médica imediata.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível