Primeiros sintomas de HIV e AIDS

Escrito por lori newell | Traduzido por ricardo schweitzer
Primeiros sintomas de HIV e AIDS

O exame de sangue é a maneira mais confiável de detectar o HIV

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

O HIV é o Vírus da Imunodeficiência Humana (a sigla vem do nome em inglês, Human Immunodeficiency Virus). Nos primeiros estágios a única maneira de detectá-lo é através de exames de sangue. Uma pessoa infectada com o vírus é considerada HIV positivo. O vírus, com o tempo, pode atacar e danificar severamente o sistema imunológico. Isso coloca você em risco a qualquer tipo de infecção. Existem diversos estágios da infecção por HIV, mas em um certo ponto o paciente é definido como portador da AIDS.

Outras pessoas estão lendo

Infecção inicial

Logo que alguém é infectado pelo HIV é comum não demonstrar sintomas, que podem levar até seis semanas para começar a aparecer.

Primeiros sintomas

O sinal mais comum nos primeiros estágios da infecção do HIV é a presença de sintomas parecidos com o da gripe. Isso inclui febre, dor de cabeça e náusea. Em muitos pacientes isso pode não ser grave o suficiente para procurar atenção médica, e mesmo nos que buscam, a procura pelo HIV não é realizada de forma imediata.

Outros sintomas iniciais comuns

Além desses, o único outro sinal inicial que a pessoa pode ter contraído o HIV é inchaço nas glândulas. Isso ocorre porque os linfonodos estão ativos e ocupados com o vírus HIV, mas o sistema imunológico ainda não enfraqueceu o suficiente para causar preocupação. A pessoa se sente cansada, sofre diarreia e perde peso.

Período sem sintomas

Enquanto os sintomas acima podem ocorrer, eles normalmente não são graves o suficientes para criar uma preocupação que indica que a pessoa possa ser HIV positiva. Após a infecção inicial, esses sintomas normalmente irão desaparecer completamente. Depois de infectados, pacientes podem ficar até dez anos ou mais sem demonstrar os sintomas.

Sintomas iniciais da AIDS

Quando a pessoa é diagnosticada com a AIDS seu sistema imunológico já foi seriamente comprometido pelo vírus HIV. Os sintomas comuns são suor noturno, calafrios, dores de cabeça persistentes, diarreia, lesões na língua ou boca e perda de peso severa, entre outros.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media