Mais
×

As principais atrações da Serra Gaúcha

Taxi / Getty Images

Introdução

Frio combina com massa, foundue, vinho, chocolate, casacos de lã, blusões de couro. Combina com passeio romântico, com jantar à luz de velas, ou viagem em família, com bons hotéis e florestas de araucárias. Tudo isso está presente na Serra Gaúcha, um dos melhores destinos de inverno do Brasil. Se você ainda não conhece, prepare-se para descobrir o charme de cidades como Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. Prepare-se para as paisagens bonitas e a gastronomia de qualidade. Se você ainda não é fã do frio, vai mudar de opinião quando voltar de viagem.

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Chocolates de Gramado

A cidade de Gramado já foi considerada por prêmios de turismo como a melhor cidade do País para se visitar. E está sempre nas primeiras posições de município como destino de inverno. A cidade convida para passeios pelas ruas principais, com paradas para um chocolate quente, um foundue, uma massa no jantar. Há, no centro de Gramado, lojas de chocolate para todos os gostos. A cidade também conta com fábricas de chocolate com tours guiados, em que o visitante acompanha todo o processo de produção de barras e bombons.

Flickr: Cristiano Casado / Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.0 Generic (CC BY-NC-ND 2.0)

Natal Luz

A cidade de Gramado é charmosa ao longo do ano, mas em algumas épocas ela é ainda mais bonita, como no Natal Luz, evento que acontece de novembro a janeiro. Neste período, suas ruas ganham uma decoração especial, com árvores espalhadas pelo centro, além de muita luz, bolas e símbolos de Natal. Também há programação especial para as festas, com apresentações musicais, de dança e de teatro, além dos corais. Estes podem ser vistos tanto em palcos na área central como na catedral da cidade -- cuja arquitetura em pedra é um espetáculo à parte. A parada de Natal, um desfile de carros e alas com motivos natalinos, também agrada os visitantes e encanta as crianças. Sem dúvida, o Papai Noel mora em Gramado.

Fredy Vieira/LatinContent /Getty Images

Festival de Cinema de Gramado

Outro evento que atrai os olhares do Brasil para a cidade da Serra Gaúcha é o Festival de Cinema de Gramado, realizado no mês de agosto. Na mostra, são exibidos filmes nacionais e internacionais, curtas e longas-metragens. Há uma competição ao longo do evento e os vencedores ganham a estatueta Kikitos. Muitos atores e diretores famosos participam do festival, o que cria um clima de excitação nos visitantes. Também há debates e sessões abertas nos bairros. Mas, mesmo quem visita Gramado fora do festival, pode ver o Palácio dos Festivais, na rua principal. Na frente do edifício, há uma espécie de calçada da fama, com estrelas que trazem nomes de atores e diretores que já compareceram à mostra.

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Mini-Mundo

Um paraíso para as crianças, o Mini-mundo é uma das atrações turísticas mais requisitadas em Gramado. O museu de miniaturas tem exemplares de castelos, igrejas e estações ferroviárias europeias. As "construções" são em escala 24 vezes menor do que o tamanho original dos prédios reais. A ideia de recriar monumentos importantes como o Castelo de Neuschwanstein, na Baviera, foi do pedreiro alemão Otto Hoppner. O objetivo era apenas agradar seus netos brasileiros. Há também miniaturas de obras brasileiras, como a da Igreja de São Francisco de Assis, de Ouro Preto. O museu fica na rua Horácio Cardoso, 291.

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Aldeia do Papai Noel

Você se lembra que o Papai Noel mora em Gramado durante o Natal Luz, certo? Mas o bom velhinho gostou tanto da cidade, que ele tem uma casa de veraneio em Gramado, a Aldeia do Papai Noel. O parque nasceu a partir da primeira casa em estilo bávaro da região, que fica no Parque das Hortênsias. Trata-se do único parque do tipo no País e fica aberto o ano todo. Entre as atrações do local, que é um paraíso para as crianças, estão a Casa do Papai Noel, o Chalé dos Ursos e a Fábrica de Brinquedos. Se a sua viagem é em família, não deixe de visitar esta atração.

Reprodução Blog Canguçu em cores II

Templo Budista

Mesmo em meio às montanhas do sul, você se sentirá no Tibete, país conhecido por seus monges e templos do budismo, ao visitar o templo da cidade de Três Coroas. Trata-se do maior templo budista com arquitetura tibetana da América do Sul. No local, no alto de uma montanha, você pode contemplar a natureza, meditar e, se quiser, fazer cursos e recebe mais informações sobre a prática do budismo. A cidade de Três Coroas fica a cerca de 30 quilômetros de Gramado. Se tiver mais tempo na Serra Gaúcha, aproveite para ver um pedacinho do Tibete no Brasil.

Flickr: Cristiano Casado / Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.0 Generic (CC BY-NC-ND 2.0)

Catedral de Pedra de Canela

A cidade de Canela, ao lado de Gramado, tem o mesmo charme da vizinha, embora seja um pouco menor. Uma das grandes surpresas e belas atrações da cidade é a Catedral de Pedra. Quem chega a Canela pela rua principal se depara com a catedral à sua frente, imponente e de bela arquitetura. Se estiver de carro, estacione-o e aproveite para fazer um passeio pelo centro a pé e para entrar na catedral. A igreja matriz da cidade tem 65 metros de altura. Por dentro, também é muito bonita, com um altar esculpido em madeira.

Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images

Cascata do Caracol

A cidade da serra, repleta de cachoeiras e atrativos naturais, guarda em seu território a Cascata do Caracol, um cartão postal que faz jus ao nome. A cachoeira fica no Parque do Caracol, que é ideal para um passeio em família. Além da bela visão da cascata, o parque conta com muito verde, área para lazer, com churrasqueiras e redes para vôlei, além de trenzinho para as crianças. Quem quer ver a cascata de um ângulo privilegiado ainda pode subir um elevador e avistá-la do alto, a partir de uma torre de 30 metros, o observatório panorâmico. O ingresso para o parque custa R$ 12. Crianças e idosos pagam meia entrada.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Rota Romântica

Uma das formas de se aproveitar uma viagem ou passeio é curtindo o caminho até se chegar ao destino. Se você estiver em Porto Alegre, pode escolher, para chegar até a Serra Gaúcha, a Rota Romântica. A estrada não é duplicada e tem bastante curva, mas a vista é recompensadora. Pelo caminho, você corta cidades pequenas e charmosas e encontra mirantes de onde avista os municípios do alto. Pelo caminho, você pode parar em cidades como São Leopoldo, Novo Hamburgo e Nova Petrópolis. Além da beleza, você pode conhecer a cultura das comunidades oriundas de imigrantes.

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Café colonial

Algumas das melhores experiências de viagem são gastronômicas. Se você partilha deste pensamento, não pode deixar de experimentar, em sua estada na Serra Gaúcha, o Café Colonial. Apesar do nome, você pode tomá-lo em qualquer horário do dia e será servido de uma refeição completa. Peça um café colonial e se prepare para um banquete. O garçom colocará na sua mesa vinho, água, suco e café com leite, se você quiser. Também brindará você com bolos, bolachas, wafles, geleias e manteiga, fora os salgados, que vão de pães e embutidos a salames e frango a passarinho. Há estabelecimentos para café colonial por toda a Serra Gaúcha.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Vinícolas em Bento Gonçalves

A cidade de Bento Gonçalves é conhecida por suas vinícolas. Elas podem ser visitadas ao longo do ano, mas há quem prefira visitar a região na época da vindima, a colheita das uvas, que é um espetáculo à parte. Mas o importante é aproveitar para conhecer uma das principais vinícolas, com degustação de vinho ao final do tour, claro. Algumas das principais são a Miolo e a Casa Valduga. Você verá como o vinho e o espumante, em alguns casos, é feito, como é envelhecido nos tonéis de madeira e quanto tempo depois chegará até você. Interessante, gostoso e enriquecedor.

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Mirantes

A região da Serra Gaúcha é toda bonita, independentemente das atrações oferecidas por cada cidade. Isso significa que para onde você olhe há beleza. No caminho entre Gramado e Canela, há mirantes para observar as montanhas. Isso também acontece entre Canela e São Francisco de Paula. O importante é o caminho, a vista e a contemplação. Entre os principais mirantes estão o belvedere Vale do Quilombo, em Gramado. A vista é para a cidade a partir de 850 metros de altitude. O Vale do Quilombo fica na avenida das Hortênsias, que liga Gramado a Canela. É possível fazer um passeio pelo vale, avistando cachoeiras e animais silvestres.

Vittorio Zunino Celotto/Getty Images News/Getty Images

Compras

Quem é que não gosta de passear e levar para casa algumas lembranças? As compras fazem parte da viagem e, no Sul, elas são bacanas de fazer, porque você encontrará produtos típicos desta região serrana. A oferta é grande, desde vinhos e queijos, a malhas e roupas típicas para o frio, como casacos de couro, sobretudos de lã, entre outros. Sem se esquecer dos chocolates e outros doces típicos da região. Para bons preços, Nova Petrópolis é famosa pelas malhas. A cidade de Igrejinha é conhecida por roupas e sapatos em couro.