As principais características dos atuais Sistemas ERP

Escrito por andrew mikael | Traduzido por ellen zanelato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As principais características dos atuais Sistemas ERP
Os sistemas ERP possuem recursos que cobrem todos os aspectos referentes aos negócios (David Lees/Digital Vision/Getty Images)

Os pacotes de software Planejamento de Recursos Empresariais (Enterprise Resource Planning, em inglês) têm muitas variações, mas muitas vezes compartilham o mesmo conjunto de recursos primários. Esses pacotes são geralmente divididos entre vários programas interconectados, cada um cobrindo uma proporção limitada de recursos. Os programas comuns incluem recursos baseados em gestão financeira, fabricação, gestão de cadeia de suprimentos, recursos humanos e relações com o consumidor. Juntos, os recursos de um sistema ERP cobrem todas as operações que dizem respeito aos negócios.

Outras pessoas estão lendo

Conectividade

Os sistemas ERP possuem um núcleo ou recurso não específico ao programa como habilidade de compartilhar informações entre aplicações. Os custos de fabricação podem ser importados para o sistema de gestão financeira, que, por sua vez, pode compartilhar informações da folha de pagamento com o programa de recursos humanos, e assim por diante. A habilidade de transferir dados rápida e perfeitamente entre aplicativos é uma das vantagens primárias que sistemas ERP têm sobre soluções de softwares separadas e individuais.

Finanças

A gestão dos fluxos de fundo é uma preocupação diária constante de todos os ramos de negócios. A maioria dos recursos financeiros de um sistema ERP está agrupada em um único aplicativo, como o Gestão Financeira da Oracle ou o programa de Contabilidade ERP aberto. Esses recursos incluem relatórios orçamentários, acompanhamento de contas, gestão da folha de pagamento, rastreamento de ativos e faturamento.

Gestão de estoque

Muitos programas ERP incluem recursos relacionados à gestão de inventário de produtos de um negócio. A aplicação de fabricação permite aos usuários o rastreamento da criação de produtos, enquanto o programa de cadeia de suprimentos possui recursos para a visualização do estoque atual e gestão do inventário.

Gestão de pessoas

Os recursos do software ERP servem também para a gestão de pessoas, sejam as de dentro da empresa ou clientes e outras pessoas fora dela. O programa de recursos humanos inclui funcionalidades para acompanhamento de funcionários atuais e potenciais e seus status dentro da empresa, incluindo fichas de ponto e informações da folha de pagamento. Para o acompanhamento de clientes, um programa CRM ("Customer Relationship Management" - Gestão de Relacionamento com o Cliente) pode criar identificadores únicos para cada pessoa, enquanto avançam das metas publicitárias para clientes fiéis.

Outros recursos

Enquanto cada sistema ERP se difere um pouco dos demais, muitos incluirão também recursos para guardar e editar campanhas publicitárias, controle de gastos de projeto e trabalho e planejamento de transporte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível